Valquirão oculta farra das diárias a vereadores em meio a suspeitas de irregularidades

Valquirão oculta farra das diárias a vereadores em meio a suspeitas de irregularidades

Presidente da Câmara continua acobertar os gasto do vereadores com viagens pagos com dinheiro público e não divulga no portal da transparência.

Valquirão oculta farra das diárias a vereadores em meio a suspeitas de irregularidades
Presidente da Câmara de Itapetinga Valquirio Lima (PSD), não publica no Portal da Transparência os gasto com viagem de vereadores a três meses. 

O rolo do presidente da Câmara Municipal de Itapetinga Valquirio Lima (PSD), o Valquirão com diárias de viagens para vereadores, dá sinais que o atoleiro de irregularidades da gestão Naara Duarte, começa a contaminar a gestão do atual presidente do Legislativo.

Há exatos três meses, o presidente Valquirão vem ocultando os gastos em diárias a vereadores e assessores na Câmara Municipal. No Portal da Transparência, a lei, estabelece prazo de 24 horas para publicações dos gastos públicos no portal da transparência, prazo que esta sendo desrespeitado pela atual gestão.

Na quinta-feira (21), o blog Sudoeste Digital, revelou que o vereador Pastor Evandro Souza (PSD), andou fazendo um tour religioso com dinheiro público que custou mais de 3 mil reais dos cofres da Câmara.

Igreja do Vereador Pastor Evandro entra no esquema Hagge de doação de terrenos públicos a pastores
Igreja do Vereador Pastor Evandro entra no esquema Hagge de doação de terrenos públicos a pastores. (VEJA AQUI)

Segundo a publicação, o vereador teria recebido três diárias que totalizam R$3.040,00 e suspostamente mudado a rota de viagem que diziam na justificativa: para audiência com o deputado federal Antônio Brito (PSD), em Salvador, porém a viagem com o dinheiro público das diárias teria patrocinado sua ida a um evento religioso, no Templo de Salomão da Igreja Universal do pastor Edir Macedo, em São Paulo. De acordo com o blog o Ministério Público está apurando o caso.

Na publicação “Vereadores de Itapetinga abusa e reajusta diárias de viagens acima do que é pago a prefeito” do IDenuncias, revelou que os valores das diárias de viagem dos vereadores tiveram reajuste acima do que é reembolsado na Prefeitura de Itapetinga. E cita ainda, a padronização das justificativas das viagens dos parlamentares que supostamente seriam de interesse do município, enquanto os fatos, nítida, que idas a gabinetes de deputados teria propósito pessoal de busca por dinheiro em tronca de apoio na eleição 2022.

Vereadores de Itapetinga abusa e reajusta diárias de viagens acima do que é pago a prefeito
Vereadores de Itapetinga abusa e reajusta diárias de viagens acima do que é pago a prefeito. (VEJA AQUI)

Em votação relâmpago na sessão da quinta-feira (14/10), os vereadores aprovaram reajuste nas suas próprias diárias com valores bem acima do que recebe o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), a viagens fora da Bahia. Enquanto o prefeito recebe ajuda de custo de uma viagem a Brasílias R$ 756,56 os vereadores de Itapetinga receberão de reembolso 982,00 reais.

Nos bastidores da Câmara de Itapetinga, relatos apontam que a farra das diárias a vereadores na gestão Valquirão, fazem parte de um acordo que garantiu votos a sua presidência, mesmo com apoio do prefeito Hagge, diziam que seria arriscado não fechar um acordão com os parlamentares para que não houvesse racha na base a seu nome, e parte desta barganha envolvia distribuição de diárias.

Até o momento não se sabe o tamanho e custo exato da farra das diárias a vereadores de Itapetinga, por não estar sendo publicada no portal da transparência da Câmara. O  acobertamento público na diárias parlamentares, leva a suspeitar que os valores nos três últimos meses já ultrapassam todos os gastos do ano passado com viagens. Esperamos que o Ministério Público obrigue o presidente Valquirio Lima a publicar os gastos com tour de parlamentares e só assim, a população conhecerá os vereadores que mais desfrutou do privilégio de viajar com dinheiro público.