No sábado, 22, Itapetinga registrou 74 casos ativos da Covid em uma média diária dos últimos sete dias de 40,3 pessoas com a doença. Mortes seguem em baixa.
Itapetinga volta a registrar números altos de casos ativos da Covid-19. |
Dados extraídos da Secretaria estadual de Saúde (Sesab) revelam números preocupantes de pessoas infectadas por variantes da covid-19 em Itapetinga. Nos últimos 7 dias o município saiu de uma média diária de uma semana atrás de 18 para 40,3 casos ativos.
A terceira onda da covid-19 vem com tudo, quando o Brasil voltou a bater a casa dos 200 mil casos no sábado. A Bahia não é exceção, ontem (22), atingiu 18.314 casos ativos da Covid-19, com 18 óbitos, baixa de mortes, reflexo do avanço da vacinação em todo o Estado. Em Itapetinga, desde quinta-feira (20), o município ultrapassou a barreira dos 50 casos ativos e segue em ritmo ascendente fechando o sábado com 74 e 20 novos casos sendo aguardando pela Sesab a validação do município.
Itapetinga vinha mantendo uma média diária de casos ativos 18,6 pessoas infectadas entre os dias 09 a 15/01. Uma semana após, os números começaram assustar, de 16 a 22/01, a cidade registrou um aumento de 224% de casos ativos da covid na média dos últimos 7 dias, chegando a 40,3 ativos da doença no município.
Os números da Seseb que traz preocupação também traz alívio, sobre baixa nos números de óbitos. Nos últimos 14 dias, Itapetinga regista apena 1 morte em decorrência da covid, na quinta-feira (18). De 1 de janeiro até o dia 22, o município registrou 3 mortes pela doença. Especialistas afirmam que baixa mortalidade está ligada ao avanço da vacinação. Itapetinga, aproximou dos 67% da cobertura vacinal de segunda dose e com avanço da dose reforço que está sendo aplicado para faixa etária de 45 anos acima.
Números semelhantes a registrado no sábado, ocorreu no final de outubro do ano passado, quando Itapetinga chegou a estar entre as oitos cidades baiana em alta de casos ativos da covid. Em 31/10, o município registrou 81 ativos da doença ficando atrás de Vitoria da Conquista de população 4 vezes a Itapetinga, com 88 casos ativos.
Mesmo com avanço da vacinação Itapetinga é a 8ª cidade da Bahia em casos ativos da Covid. (VEJA AQUI) |
O lamentável nos dados é que Itapetinga resiste à ideia de aplicar a determinação da obrigatoriedade do passaporte vacinal, já exigido pelos órgãos do governo do estado por meio de decreto estadual, que também inclui lugares fechados. Repartições públicas de Itapetinga não exige o comprovante de imunização, Prefeitura e Câmara seguem omissos em meio ao recrudescimento de casos da covid no município.