Itapetinga volta a ter números preocupantes de casos ativos da Covid com média acima de 40 por dia

Itapetinga volta a ter números preocupantes de casos ativos da Covid com média acima de 40 por dia

No sábado, 22, Itapetinga registrou 74 casos ativos da Covid em uma média diária dos últimos sete dias de 40,3 pessoas com a doença. Mortes seguem em baixa.

Itapetinga volta a ter números preocupantes de casos ativos da Covid com média acima de 40 por dia
Itapetinga volta a registrar números altos de casos ativos da Covid-19. 

Dados extraídos da Secretaria estadual de Saúde (Sesab) revelam números preocupantes de pessoas infectadas por variantes da covid-19 em Itapetinga. Nos últimos 7 dias o município saiu de uma média diária de uma semana atrás de 18 para 40,3 casos ativos.

A terceira onda da covid-19 vem com tudo, quando o Brasil voltou a bater a casa dos 200 mil casos no sábado. A Bahia não é exceção, ontem (22), atingiu 18.314 casos ativos da Covid-19, com 18 óbitos, baixa de mortes, reflexo do avanço da vacinação em todo o Estado. Em Itapetinga, desde quinta-feira (20), o município ultrapassou a barreira dos 50 casos ativos e segue em ritmo ascendente fechando o sábado com 74 e 20 novos casos sendo aguardando pela Sesab a validação do município.

Itapetinga vinha mantendo uma média diária de casos ativos 18,6 pessoas infectadas entre os dias 09 a 15/01. Uma semana após, os números começaram assustar, de 16 a 22/01, a cidade registrou um aumento de 224% de casos ativos da covid na média dos últimos 7 dias, chegando a 40,3 ativos da doença no município.

Os números da Seseb que traz preocupação também traz alívio, sobre baixa nos números de óbitos. Nos últimos 14 dias, Itapetinga regista apena 1 morte em decorrência da covid, na quinta-feira (18). De 1 de janeiro até o dia 22, o município registrou 3 mortes pela doença. Especialistas afirmam que baixa mortalidade está ligada ao avanço da vacinação. Itapetinga, aproximou dos 67% da cobertura vacinal de segunda dose e com avanço da dose reforço que está sendo aplicado para faixa etária de 45 anos acima.

Números semelhantes a registrado no sábado, ocorreu no final de outubro do ano passado, quando Itapetinga chegou a estar entre as oitos cidades baiana em alta de casos ativos da covid. Em 31/10, o município registrou 81 ativos da doença ficando atrás de Vitoria da Conquista de população 4 vezes a Itapetinga, com 88 casos ativos.   

Mesmo com avanço da vacinação Itapetinga é a 8ª cidade da Bahia em casos ativos da Covid
Mesmo com avanço da vacinação Itapetinga é a 8ª cidade da Bahia em casos ativos da Covid. (VEJA AQUI)

O lamentável nos dados é que Itapetinga resiste à ideia de aplicar a determinação da obrigatoriedade do passaporte vacinal, já exigido pelos órgãos do governo do estado por meio de decreto estadual, que também inclui lugares fechados. Repartições públicas de Itapetinga não exige o comprovante de imunização, Prefeitura e Câmara seguem omissos em meio ao recrudescimento de casos da covid no município.