Prefeito Hagge tenta sepultar relatório sobre corrupção na Comutran

Prefeito Hagge tenta sepultar relatório sobre corrupção na Comutran

Prefeito Rodrigo Hagge e Coordenador-geral da Comutran manobram para enterrar relatório conclusivo de investigação interna sobre esquema de corrupção no coração de trânsito de Itapetinga. 

Prefeito Hagge tenta sepultar relatório sobre corrupção na Comutran
Na imagem: Coordenador da Comutran Claudio Souza, [ecntro] ex-finanças Marcio Antunes e prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB).

Está repousando em berço esplendido, ou melhor, dizendo, na gaveta do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) um relatório conclusivo de investigação interna que poderia apontar o possível ou os possíveis reesposáveis sobre o desvio do dinheiro público na autarquia municipal de trânsito, Comutran de Itapetinga.

A estranha manobra do Coordenador da Comutran de estender investigações de corrupção a ser concluído no Natal
A estranha manobra do Coordenador da Comutran de estender investigações de corrupção a ser concluído no Natal (VEJA AQUI)

Na próxima terça-feira (25/01), completa um mês da conclusão de uma investigação interna na Coordenadoria de Trânsito de Itapetinga (Comutran), sobre o desvio de valores descontados dos salários de servidores da Autarquia que seriam repassados para os bancos para quitação de empréstimos consignados tomado pelos funcionários do órgão.

A suspeita recai sobre um dos servidores do quadro de funcionários, que coordenava as finanças do órgão de trânsito, o servidor público Marcio Antunes de Almeida, que estaria a embolsar os valores dos empréstimos e não repassando aos bancos e financeiras.

Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita
Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita (VEJA AQUI)

A mecânica da corrupção no trânsito de Itapetinga que está na gaveta do prefeito Hagge e com carimbo de alerta “sob segredo”, destrincha um esquema que coloca não só o servidor Marcio Antunes, no centro da operação para surrupiar o dinheiro público para pagamentos de empréstimos, como também coloca sob suspeita o próprio coordenador-geral da Comutran, Claudio Souza, por suposto crime de prevaricação, ou, que sabe, a segunda pessoa suspeita no caso.

Com investigação encerrada, relatório final sobre corrupção na Comutran está sob sigilo
Com investigação encerrada, relatório final sobre corrupção na Comutran está sob sigilo (VEJA AQUI)

Informações extraídas por colaboradores do IDenuncias de funcionários do órgão de trânsito, afirmam que o esquema do ex-coordenador de finanças que escalonava o desvio do dinheiro dos servidores a serem repassados as instituições financeiras tinha proposito de não alertar os bancos sobre não pagamento das dívidas dos empréstimos. Assim pensava o então chefe das finanças, que teria se descuidado com a mudança das regras sobre avisos de alerta a correntistas sobre atraso de dívidas um dia após o vencimento.

Daí, a mecânica para embolsar o dinheiro dos servidores deixa lacunas a serem respondidas, como por exemplo; Como o coordenador-geral da Comutran Claudio Souza, não tinha conhecimento dos atrasos no repasse dos empréstimos descontados na folha de pagamento dos servidores se os bancos estavam em constantes cobranças quase diariamente?       

Convocado, diretor da Comutran vai a Câmara e não esclarece caso de corrupção no órgão
Convocado, diretor da Comutran vai a Câmara e não esclarece caso de corrupção no órgão (VEJA AQUI)

Pelo o que consta, os bancos emitem alertas de atrasos no pagamento de parcelas de empréstimo no primeiro dia útil após a data do vencimento, e geralmente estes avisos são encaminhados a setores da Prefeitura, assim como, para coordenadoria-geral da autarquia de trânsito de Itapetinga. Com tantos alertas sobre o não repasse das parcelas descontados dos funcionários, Claudio Souza não impediu que seu indicado nas finanças do órgão surrupiasse o dinheiro publico descontados dos servidores.      

O caso gerou repercussão no município, aponto da Câmara de Vereadores de Itapetinga, criar uma Comissão especial para acompanhar as investigações interna. A posposta foi aprovada pelo plenário do Legislativo, mas o presidente da Câmara Valquírio Lima (PSD), Valquirão, fez de tudo para impedir a formação da comissão, não nomeando os vereadores membros. O chefão da Comutran é um correligionário do presidente da Câmara, os lanços de amizade, fez o comandante do Legislativo nomear a esposa de Claudio Souza a cargo comissionado na Câmara Municipal de Itapetinga.

Prefeito Hagge combina com Valquirão a manter vereadores longe das investigações de corrupção na Comutran
Prefeito Hagge combina com Valquirão a manter vereadores longe das investigações de corrupção na Comutran (VEJA AQUI)

Com tantos aliados na Prefeitura e Câmara, o Coordenador da Comutran manobra mais uma vez para sepultar a investigação interna junto com prefeito Rodrigo Hagge. O prefeito por sua vez aplica a tática do esquecimento nas investigações apurada por uma comissão interna criada pelo próprio coordenador chefe do trânsito de Itapetinga. Enquanto isso, mais uma pergunta que não quer calar: quem vai pagar aos bancos o dinheiro publico surrupiado pelo servidor nomeado pelo prefeito a pedido do coordenador?