Prefeito Hagge combina com Valquirão a manter vereadores longe das investigações de corrupção na Comutran

Prefeito Hagge combina com Valquirão a manter vereadores longe das investigações de corrupção na Comutran

A pedido do prefeito Rodrigo Hagge, o presidente da Câmara não indica vereadores a Comissão Especial para acompanhar inquérito interno que apura esquema de corrupção na Comutran. 

Prefeito Hagge combina com Valquirão a manter vereadores longe das investigações de corrupção na Comutran
Na imagem: Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) e o Presidente da Câmara Municipal Vlaquirui Lima (PSD). 

Os escândalos de corrupção no Brasil sempre revelou que por trás do mecanismo há uma teia que liga políticos, empresários e servidores púbicos. No caso da Comutran de Itapetinga, que supostamente dava indícios de um crime de apropriação indébita que envolve um servidor público dá sinais que no rolo interno da autarquia de trânsito municipal há mais pessoas envolvidas.

Há mais duas semanas, foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Itapetinga, um requerimento de autoria dos vereadores Sibele Nery (PT) e Valdeir Chagas (PDT) que cria uma Comissão Especial para acompanhar as investigações interna sobre um suposto desvio de dinheiro de empréstimos consignados de servidores da Comutran, que não estariam sendo repassados para os bancos por um servidor responsável pelo setor de finanças da autarquia de trânsito.

Desde sua aprovação, a Comissão Especial está emperrada na Câmara Municipal sem que o presidente Valquirio Lima/ PSD (Valquirão), nomeei os vereadores membros para acompanhar as investigações internas na Comutran. Fontes, procuradas por colaboradores do IDenuncias, revelaram que a demora na formação da Comissão, é proposital, e afirmam que é a pedido do prefeito Rodrigo Hagge (MDB).

Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita
Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita. (VEJA AQUI).

A única e declarada parlamentar de oposição na Câmara, Sibele Nery, fez uma cobra voraz na sessão da quinta-feira (30) sobre a lentidão do presidente do Legislativo Valquirão na indicação dos membros da Comissão Especial. Outro autor do requerimento que criou a Comissão, Valdeir Chagas, cita nos corredores recorrer ao judiciário para obrigar o presidente a indicar os vereadores.     

"O prefeito Rodrigo tá com medo que as coisas vão além de um servidor público. Afinal, ninguém rouba sozinho”, essa é a declaração de uma das Fontes que categoricamente confirmou a ligação telefônica do prefeito de Itapetinga para o presidente da Câmara Valquirão, a postergar o máximo possível a formação da Comissão Especial, até a conclusão das investigações internas. “O temor do prefeito é que algum vereador pressione para formação de uma CPI da Comutran” diz a outra Fonte.

O presidente da Câmara Municipal Valquirio Lima (Valquirão), vem atendendo ao pedido do prefeito Hagge, e não indica os membros da Comissão Especial. Com isso, a investigação na Comutran segue oculta, já que nenhum vereador até o momento recorreu ao judiciário para obrigar o presidente Valquirão a indicar os vereadores na Comissão.

Um Fonte interna do órgão de trânsito, relatou que as suspeitas vão além do servidor público Marcio Antunes de Almeida, ex-Chefe da Divisão Administrativa da Comutran que é acusado de surrupiar o dinheiro dos servidores da autarquia e não repassar aos bancos. O alvo seria o próprio coordenador-geral da Comutran o Policial Militar da reserva Claudio Souza, que poderia ter cometido crime de prevaricação.

A suspeita recai sobre o policial militar na medida em que os indícios aproximam do gabinete do coordenador-geral. Como as apurações são controladas pelo próprio Claudio Sousa, ele mantem as cobranças extrajudiciais dos bancos fora do radar de seu gabinete, mesmo as cartas de cobranças das instituições financeiras sendo direcionado para a coordenadoria-geral do órgão, e ele nada fez. 

O prefeito Rodrigo Hagge, tem todas as razões para manter os vereadores distantes das investigações que correm também no âmbito do Ministério Público de Itapetinga a passos de tartaruga. Enquanto Valquirão segura à formação dos membros da Comissão a pedido do prefeito. Hagge ganha tempo para maquiar o inquérito interno da Comutran, e assim evitar que um pedido de CPI venha a pressionar os vereadores de sua base na Câmara de Itapetinga.