Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita

Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita

Investigações vem revelando que ex-diretor da Comutran, Marcio Antunes teria ido além de apropriar de parte dos salários dos colegas que tomaram empréstimos consignados..

Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita
Sede da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itapetinga (Comutran) de Itapetinga.

O IDenuncias vem recebendo uma série cobranças por não está divulgando o sobre suposto esquema de corrupção na autarquia municipal de trânsito a Comutran (Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itapetinga), que envolve um servidor público responsável pelo setor administrativo que inclui a finanças do órgão. 

Colaboradores do IDenuncias obteve através de uma Fonte interna do órgão, informações que indica um típico caso de apropriação indébita, porém na medida que se aprofunda as investigações revela que vai além do apropriar dos salários do servidores da Comutran. 

O caso foi parar na Câmara Municipal de Itapetinga na semana passada, após o vereador Valdir Chagas (PDT) e Sibele Nery (PT), ingressarem com requerimento pedindo a criação de uma Comissão Especial para acompanhar as investigações interna que apurar as atividades ilícitas de um dos seus servidores.

O alvo das investigações que corre no âmbito do Ministério Público de Itapetinga e através de um processo administrativo disciplinar interno envolve o servidor público comissionado do município, Marcio Antunes de Almeida, ex-Chefe da Divisão Administrativa da Comutran. 

As suspeitas que recaem sobre o servidor público, aponta que ele estaria apropriando indevidamente de dinheiro de empréstimos consignados feitos por colegas servidores. Segundo fonte, Marcio Antunes, estaria embolsando o dinheiros dos empréstimos dos colegas e não repassando para os bancos.

Segundo essa mesma fonte, Marcio, mantinha o esquema de forma escalonada, repassando o dinheiro dos empréstimos para os bancos de uma forma que não alertasse as instituições financeiras a emitir cobranças por não pagamento dos empréstimos. A manobra do servidor sustentou o esquema por longos meses.

E o esquema não para por aí, há relatos de uso indevido de assinaturas de superiores no órgão por parte do servidor investigado. Márcio também esta sendo suspeito de falsificar as assinaturas de colegas em documentos internos. Na linha de investigação, a suspeitas que haja também desvios do dinheiro público da autarquia municipal.

Essa mesma Fonte, afirmou a colaboradores do IDenuncias, que o servidor investigado teria adquirido bens incompatível com a renda de um servidor público que recebe pouco mais de 4 mil reais mês e isso teria levantado as primeiras suspeitas sobre o então Diretor Administrativo da Comutran.

As investigações do caso, virou um bolha dentro do governo Rodrigo Hagge (MDB), que tenta manter as investigações entre quatro paredes na autarquia municipal. Até mesmo uma tentativa de impedir que uma comissão especial na Câmara de Vereadores fosse criada. Mas, a manobra governista foi por água abaixo, os parlamentares da base aliada que vem sofrendo forte desgaste após aprovação da Zona Azul e 13º salário para vereadores, decidiram não seguir a recomendação do prefeito e votaram a favor da Comissão Especial para acompanhar as investigações interna contra o servidor.  

O que se sabe, até o momento, é que as investigações seguem sendo apuradas. O servidor Marcio Antunes, teve seu salário reduzido de R$ 4.352,77 para R$ 2.750,00. Segundo o portal da transparência. Se caso, seja culpado de todas as acusações, o servidor público além de responder por crime apropriação indébita previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro deve perder o emprego.

O IDenuncias teve que fazer algumas correções nessa publicação devido a conflitos de informações do servidor público entre o portal da transparência da Prefeitura de Itapetinga e TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). Na Prefeitura, Marcio Antunes tem sobrenome "Oliveira" no TCM, "Almeida". Assim como o tipo de cargo, que ocupa na Prefeitura diz ser Servidor efetivo, já no TCM, Marcio exerce a função de comissionado, cargo de livre nomeação do Prefeito Rodrigo Hagge. O site de denuncias decidiu pelas informações do Tribunal  de Contas. 

O espaço esta a disposição do servidor público para defesa. É só envia via e-mail idenuncias@yandex .com