Após desgaste, vereadores tentam poupar Hagge e culpar comerciantes pela Zona Azul

Após desgaste, vereadores tentam poupar Hagge e culpar comerciantes pela Zona Azul

Vereadores enfrentam pesadas criticas após votarem a favor do projeto Zona Azul nas ruas do centro comercial.

Após desgaste, vereadores tentam poupar Hagge e culpar comerciantes pela Zona Azul
Movimento formado por vereadores de Itapetinga é culpar os empresário pela aprovação da volta da Zona Azul.  

Uma sórdida e inescrupulosa jogada de bastidores tenta ganhar escopo no meio político com esperança que chegue às camadas populares. A tentativa é transferir responsabilidade pela aprovação em plenário da Câmara Municipal, ao projeto de lei complementar 01/2021, de exploração do sistema de estacionamento rotativo pago de veículos em vias públicas, chamado de “Zona Azul” a comerciantes da cidade.

Após a provação da volta da “Zona Azul”, os vereadores de Itapetinga que votaram no projeto de lei, estão sendo alvos de pesada criticas por parte da população, seja nas ruas da cidade, seja nas redes sociais. O clima nada amistoso tem haver com o novo tributo aprovado por 11 votos a um na Câmara Municipal. E quem vai pagar a conta do capricho parlamentar é o consumidor proprietários de veículos.

O movimento formado em sua maioria por vereadores e aliados do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), tentam lançar culpa nos dono de lojas comerciais no centro da cidade pela volta da nova taxação, que privatiza as ruas do centro comercial de Itapetinga. A ideia é eximir o prefeito de qualquer responsabilidade pela existência da nova taxação em meio à crise sanitária, política e econômica que fazem famílias perderem o poder de compra.

De autoria do prefeito Rodrigo Hagge, o projeto “Zona Azul” enviado a Câmara em 7 de julho e aprovado em 01/09. Teve tática de alto-defesa dos vereadores em sessão em plenária. Parlamentares expressaram que o projeto que estava sendo aprovado seria uma cobrança dos comerciantes de Itapetinga, que deseja a volta da “Zona Azul”, e por isso, estariam votando na proposta do prefeito. 

Em meio à crise e com voto da oposição, Câmara aprova cobrança da Zona Azul em Itapetinga
Em meio à crise e com voto da oposição, Câmara aprova cobrança da Zona Azul em Itapetinga. (VEJA AQUI)

A tática de alto-defesa dos vereadores na aprovação do projeto de lei segue culpando os donos de lojas e ocultando o verdadeiro responsável pela volta da “Zona Azul”, que é o prefeito Rodrigo Hagge.

Comerciante em reserva, chegou a citar a omissão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na volta do novo tributo e acusou a CDL de não está sensível ao momento ruim para o comércio da cidade onde os efeitos da crise já são sentidos nas vendas. “O retorno da Zona Azul, não contribui em nada neste momento de crise, taxar o consumidor só vai piora o que está ruim. O CDL deveria está atento para isso, afinal, é o nosso representante.”

No imbróglio de culpados por mais um tributo a ser pago no município, a verdadeira vítima é o consumidor donos de veículos que deve abastecer os cofres públicos com a “Zona Azul”. Enquanto isso, vereadores e prefeito, reais reesposáveis tentam posar de vítimas culpando os lojistas de Itapetinga.

Veja como votou os vereadores no Projeto “Zona Azul”:

A favor

Luciano Almeida (MDB)

Manu Brandão (MDB)

Tuca da Civil (Republicano)

Helder de Bandeira (PSC)

Peto (MDB)

João de Deus (MDB)

Neto Ferraz (PSC)

Anderson da Nova (DEM)

Gêge (PSB)

Tiquinho (PDT)

Valdeir Chagas (PDT)

Vereador contra a “Zona Azul” 

Sibele Nery (PT)

Vereadores ausentes: Eliomar/MDB (Tarugão) e Pastor Evandro (PSD), justificaram suas ausências na votação: Tarugão, em Minas Gerais por decorrência da morte do seu pai e Evandro em viagem desconhecida pelo IDenuncias. O presidente Valquirão (PSD), só votaria em caso de empate. Aprovado, o projeto de lei, segue para sansão do prefeito Rodrigo Hagge.