A estranha manobra do Coordenador da Comutran de estender investigações de corrupção a ser concluído no Natal

A estranha manobra do Coordenador da Comutran de estender investigações de corrupção a ser concluído no Natal

Coordenador da Comutran, Claudio Silva esta disposto a concluir as investigações do caso de corrupção na autarquia no dia natalino de 25 de dezembro. 

A estranha manobra do Coordenador da Comutran de estender investigações de corrupção a ser concluído no Natal


"Colocar panos quentes" é uma expressão de uso figurado, utilizada para fazer referência a uma tentativa de amenizar uma situação embaraçosa que possa atingir mais pessoas. E é justamente o caso de corrupção na Comutran de Itapetinga (Coordenadoria Municipal de Trânsito), que ao decidir prorrogar o prazo por mais 60 dias com conclusão das investigações de corrupção no órgão para o dia 25 de dezembro, data natalina, o coordenador-geral cria a tática perfeita para prover a impunidade dos responsáveis pela mão leve no dinheiro público destinado a pagar consignados de servidores, sem que sofra pressão da população.

A estranha manobra natalina do policial militar da reserva e coordenador-geral da Comutran Claudio Souza Silva pode valer um presentão de fim ano aos possíveis “lalaus” que surripiaram o dinheiro de descontos de empréstimos consignados da folha de pagamento dos servidores e não repassados para os bancos. A prorrogação do prazo por mais 60 dias a partir de 26 de outubro/2021 está publicado no diário oficial da prefeitura de Itapetinga.

Publicação no Diário oficial da Prefeitura de Itapetinga sobre a prorrogação do prazo por mais 60 dias a partir de 26 de outubro/2021 as investigações de corrupção na Comutran.
Publicação no Diário oficial da Prefeitura de Itapetinga sobre a prorrogação do prazo por mais 60 dias a partir de 26 de outubro/2021 as investigações de corrupção na Comutran.

Com relatório final e conclusivo das investigações interna da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar previsto para os festejos de fim de ano, o coordenador Claudio Silva, desvia as atenções públicas sobre o caso. Afinal, concluir as investigações na véspera do natal é o mesmo que acobertar os crimes dos suposto envolvidos no esquema de corrupção no órgão. 

Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita
Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita. (VEJA AQUI)

O alvo das investigações através de um processo administrativo disciplinar interno envolve o servidor público do município, Marcio Antunes de Almeida, ex-Chefe da Divisão Administrativa da Comutran e responsável pela finanças da Autarquia. Marcio, teria supostamente desviado e embolsado o dinheiro de descontos em folha dos servidores em empréstimos consignados destinados a serem pagos a bancos. As suspeitas é que ele não estava só no esquema.

Não se sabe o porquê do temor do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), sobre o esquema de corrupção na Comutran, que ao pedir ao presidente da Câmara Valquirio Lima (PSD), o Valquirão, que não indique os membros do Legislativo na comissão de acompanhamento das investigações internas aprovado pelo plenário da Casa, abre um leque de dúvidas sobre idoneidade das apurações internas na Autarquia Municipal de trânsito.

Prefeito Hagge combina com Valquirão a manter vereadores longe das investigações de corrupção na Comutran. (VEJA AQUI)

Relatos vindos da Câmara Municipal, já vislumbra o envolvimento do próprio coordenador-geral da Comutran no caso de corrupção, seja por omissão ou até por prevaricações, o PM Claudio Silva é alvo de rumores de envolvimento no esquema. Entre os vereadores, há quem diga que o PM Coordenador, não tinha como não saber sobre os desvios no órgão. “Tudo passa por Claudio, como ele não poderia saber disso em um órgão de menos de 50 funcionários. Duvido!!!”. Em conversa reservada, outro vereador indaga: “o cara é o cara, tem costas largas com o prefeito. Tá na cara que ele sabia de tudo. Se é ele que assina tudo, como poderia passa um troço desse? Nem adianta o prefeito me pedir pra votar contra, que eu vou votar a favor do documento de Sibele ”.

O vereador sob anonimato, se referia ao Requerimento nº 36/2021 da vereadora Sibele Nery (PT) que "requer um relatório detalhado da movimentação financeira da COMUTRAN Itapetinga – BA, contendo as informações sobre a arrecadação e destinação dos recursos feita pela instituição no período de janeiro de 2017 a outubro de 2021, devidamente comprovada com extratos bancários e notas fiscais". A proposta da vereadora petista causou incômodo na base do prefeito, que não deseja que o documento passe no plenário da Câmara. 

Mas de acordo com fontes internas do Legislativo, os vereadores não estão dispostos a queimarem o filme com a população para que o prefeito de Itapetinga acoberte os malfeitos do coordenador-geral e de sua equipe de gestores da Autarquia Municipal. A base aliada de Hagge na Câmara está disposta aprovar o Requerimento da vereadora petista na próxima quinta-feira (4).