Convocado, diretor da Comutran vai a Câmara e não esclarece caso de corrupção no órgão

Convocado, diretor da Comutran vai a Câmara e não esclarece caso de corrupção no órgão

Câmara de Itapetinga convoca coordenador da Comutran para esclarecer caso de corrupção e se recusa a falar ao alegar que as investigações de quase 5 meses está em andamento. 

Convocado, diretor da Comutran vai a Câmara e não esclarecer caso de corrupção no órgão
Na Câmara de Itapetinga, coordenador da Comutran não esclarece o caso de corrupção de uma investigação interna que se arrasta por quase 5 meses no órgão de trânsito.

Em uma esdrúxula sessão plenária da Câmara Municipal de Itapetinga, na quarta-feira (22), que teria propósito inicial de convocação do Coordenador da Coordenadoria de Trânsito de Itapetinga (Comutran), para esclarecer o misterioso caso de corrupção que ronda o órgão de trânsito há exatos 141 dias. Virou sessão especial, por inédita imposição do presidente da Câmara, onde o chefão do trânsito de Itapetinga, embromou, falou pelos cotovelos, recebeu elogios dos vereadores aliados do prefeito, e não elucidou a “mão leve” de um servidor no dinheiro público.

Convocado através requerimento aprovado pelo plenário do Legislativo Municipal de autoria da vereadora Sibele Nery (PT), o Coordenador da Comutran Claudio Souza Silva, tinha especificações clara no documento regimental: “para prestar esclarecimentos a respeito da situação, que se tronou pública pela comunidade local, referente a um suposto desvio de recursos públicos no órgão municipal do trânsito envolvendo um servidor municipal, como também, trazer os devidos esclarecimentos acerca do processo administrativo disciplinar referente ao citado servidor. Além de informações a respeito das ações de mobilidade e alterações no trânsito do município.”

Mas o coordenador de trânsito, não explicou nada sobre o caso de corrupção ficando no “embromation” das ações do órgão, sobre pretexto que a investigação ainda esta em andamento é não poderia emitir nenhuma declaração sobre o caso. 

Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita
Suposta corrupção na Comutran de Itapetinga pode ir além de um crime de apropriação indébita (VEJA AQUI)

Seria até compressivo a fala do coordenador Claudio Souza. Seria, se as investigações não se arrastasse por longos 4 meses e 20 dias, e com conclusão a ser encerrado neste domingo, 26 de dezembro/2021. O silêncio do chefão do trânsito de Itapetinga na Câmara diante de um caso de baixíssima complexidade e de fácil conclusão, causou estranheza para quem teria a obrigação de esclarecer sem prejuízos as investigações: em que pé está o processo disciplinar?, Qual prejuízo causado pelo servidor público Marcio Antunes de Almeida então responsável pelas finanças do Órgão de trânsito? Extensão da lesão ao erário público?, E se há mais pessoas envolvidas no caso?. Simplesmente o coordenador não disse nada, e não cumpriu o propósito de sua convocação, restando apenas 4 dias para fim das investigações.

Bajulado pelos vereadores da base aliada do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) na Câmara, Claudio Souza ficou a vontade, com a maioria dos Parlamentares tecendo elogios a seu trabalho a frente do órgão de trânsito e evitando tocar no caso da corrupção. Para dá esclarecimento, Claudio, contou com uma rede de proteção desproporcional de vereadores no plenário e na galeria do Legislativo de secretários municipais e servidores em cargos de confiança na Prefeitura, isso, para quem alega não ter nada a esconder.

A estranha manobra do Coordenador da Comutran de estender investigações de corrupção a ser concluído no Nata
A estranha manobra do Coordenador da Comutran de estender investigações de corrupção a ser concluído no Nata (VEJA AQUI)

Com data marcada para o encerramento das investigações, no domingo (26), a ida do coordenador foi a mais completa perda de tempo já vista no Parlamento Municipal para um servidor convocado a dá esclarecimento. Para quem estava acompanhando a sessão foi um espetáculo lastimável de ocultação e bajulação que teve propósito de encobrir a sujeirada com mau cheiro de corrupção, que de fato, esclarecer alguma coisa. 

O que se viu, foram vereadores aliados do prefeito loucos para que a verdade não venha à tona e ainda terem a cara de cara-de-pau de fingirem que estão em busca da verdade. 

Assista a integra da sessão da ocultação e bajulação: