Surto de gripe em Itapetinga tem haver com relaxamento no uso da máscara

Surto de gripe em Itapetinga tem haver com relaxamento no uso da máscara

Relaxamento de medidas protetivas contra covid-19, é a principal causa do surto de gripe em Itapetinga.

Surto de gripe em Itapetinga tem haver com relaxamento do uso de máscara
Surto de gripe assusta a população de Itapetinga. 

Por mais que a Secretaria de Saúde de Itapetinga não admita que o município atravesse um surto de gripe, os números visuais superaram e muito dados medíocre da Saúde de Itapetinga, que só despertou, diante o caos de pessoas a espera de atendimento nas unidades hospitalares.

A onda de gripe se intensificou na cidade após os festejos de fim de ano culminado com a enchente do natal, vem lotando a UPA e Hospital, o que obrigou o município a reativar o gripário a partir da segunda (10).

Saúde reabrirá gripário após surto de gripe em Itapetinga (VEJA AQUI)

Para especialistas, surto de gripe tem várias causas, inclusive o relaxamento de ações anticovid. Algumas publicações que questionam se o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e passaporte sanitário protegem somente contra a covid-19, e não contra a gripe, foram questionados.

No entanto, especialistas explicaram à agencia de noticia francesa (AFP) que o surto de influenza da gripe registrado em vários estados brasileiros foi causado por diversos fatores, entre eles a flexibilização dessas medidas protetivas, principalmente com relaxamento do uso de máscara.

A Fiocruz alertou em dezembro sobre os riscos de surto da gripe com baixa adesão a medidas protetivas insistentemente divulgado na pandemia: “os demais grandes centros urbanos e turísticos para o risco de importação de casos de influenza especialmente em locais cujas medidas não farmacológicas para a mitigação da transmissão da Covid-19 estejam com baixa adesão”. O alerta esta em destaque em seu Boletim InfoGripe.

Em Itapetinga, adesão às medidas protetivas contra a Covid-19, como uso de máscara vem caindo a cada dia, é e visível nas ruas da cidade. O relaxamento do uso da máscara já é visto como o principal causador do surto de gripe que atinge famílias inteiras. Hoje, é muito raro uma pessoa com os sintomas da gripe não infectar seus familiares que residem na mesma casa.

Após enchente, Itapetinga tem aumento de casos de gripe e dengue
Após enchente, Itapetinga tem aumento de casos de gripe e dengue (VEJA AQUI)

A Saúde de Itapetinga, tomou apenas medidas de evitar o colapso no sistema de saúde municipal ao reabrir o gripário.  Mas, medidas publicitária eficazes de alerta a população para continuidade do uso de máscara, esta em terceiro plano. 

Bom seria, se a Prefeitura usasse a mesma verba publicitaria que utilizou nas enchentes com filmagens diárias do prefeito Rodrigo Hagge, fosse revestida para uma campanha de alerta contra o surto da gripe e a continuidade do uso de máscara, com carros de sons e emissoras de rádio.