Relaxamento de medidas protetivas contra covid-19, é a principal causa do surto de gripe em Itapetinga.
Surto de gripe assusta a população de Itapetinga. |
Por mais que a Secretaria de Saúde de Itapetinga não admita que o município atravesse um surto de gripe, os números visuais superaram e muito dados medíocre da Saúde de Itapetinga, que só despertou, diante o caos de pessoas a espera de atendimento nas unidades hospitalares.
A onda de gripe se intensificou na cidade após os festejos de fim de ano culminado com a enchente do natal, vem lotando a UPA e Hospital, o que obrigou o município a reativar o gripário a partir da segunda (10).
Saúde reabrirá gripário após surto de gripe em Itapetinga (VEJA AQUI) |
Para especialistas, surto de gripe tem várias causas, inclusive o relaxamento de ações anticovid. Algumas publicações que questionam se o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e passaporte sanitário protegem somente contra a covid-19, e não contra a gripe, foram questionados.
No entanto, especialistas explicaram à agencia de noticia francesa (AFP) que o surto de influenza da gripe registrado em vários estados brasileiros foi causado por diversos fatores, entre eles a flexibilização dessas medidas protetivas, principalmente com relaxamento do uso de máscara.
A Fiocruz alertou em dezembro sobre os riscos de surto da gripe com baixa adesão a medidas protetivas insistentemente divulgado na pandemia: “os demais grandes centros urbanos e turísticos para o risco de importação de casos de influenza especialmente em locais cujas medidas não farmacológicas para a mitigação da transmissão da Covid-19 estejam com baixa adesão”. O alerta esta em destaque em seu Boletim InfoGripe.
Em Itapetinga, adesão às medidas protetivas contra a Covid-19, como uso de máscara vem caindo a cada dia, é e visível nas ruas da cidade. O relaxamento do uso da máscara já é visto como o principal causador do surto de gripe que atinge famílias inteiras. Hoje, é muito raro uma pessoa com os sintomas da gripe não infectar seus familiares que residem na mesma casa.
Após enchente, Itapetinga tem aumento de casos de gripe e dengue (VEJA AQUI) |
A Saúde de Itapetinga, tomou apenas medidas de evitar o colapso no sistema de saúde municipal ao reabrir o gripário. Mas, medidas publicitária eficazes de alerta a população para continuidade do uso de máscara, esta em terceiro plano.
Bom seria, se a Prefeitura usasse a mesma verba publicitaria que utilizou nas enchentes com filmagens diárias do prefeito Rodrigo Hagge, fosse revestida para uma campanha de alerta contra o surto da gripe e a continuidade do uso de máscara, com carros de sons e emissoras de rádio.