Saúde reabrirá gripário após surto de gripe em Itapetinga

Saúde reabrirá gripário após surto de gripe em Itapetinga

 Onda de novos casos de gripe assusta a população de Itapetinga pela velocidade do contágio.

Saúde reabrirá gripário após surto de gripe em Itapetinga
Casos de gripe atinge Itapetinga após festa de fim de ano e enchentes que atingiu o município no natal.

Conforme havia publicado o IDenuncias, na terça (5), uma onda de gripe crescente em Itapetinga já preocupava a população após a trágica enchente natalina. A secretaria de Saúde vinha ignorando até a quinta-feira (6) sobre o surto gripal que atingiu a cidade de cheio. Levando hospital e UPA a superlotarem além de farmácias da cidade a esgotar o estoque de medicamentos antigripais.

Os alertas nas redes sociais e na imprensa sobre o surto de gripe fizeram a Saúde de Itapetinga reagir, diante da impressionante velocidade de contágio com os vírus gripais que infecta famílias inteiras, após as festas de fim de ano e enchente no natal.

Após enchente, Itapetinga tem aumento de casos de gripe e dengue
Após enchente, Itapetinga tem aumento de casos de gripe e dengue (VEJA AQUI)

De acordo com o município, devido ao aumento do número de casos de gripe, a prefeitura de Itapetinga reabrirá o Gripário nesta segunda-feira, 10. No posto de saúde Guilherme Dias, a estrutura funcionará de segunda a sexta, pela manhã e à tarde com o intuito de atender e medicar pacientes com sintomas gripais leves, no início da doença. 

A saúde de Itapetinga esclareceu que o gripário trará mais eficiência e agilidade no atendimento, com objetivo de desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). E confirma a publicação do IDenuncias que a unidade hospitalar de pronto socorro esta cada vez mais sobrecarregada.

O secretário de saúde, Hugo Sousa, recomendou que as pessoas continuem seguindo as medidas de segurança que impedem a transmissão do vírus, como o distanciamento e uso de máscaras. Mas, o secretario não alertou a população sobre a mistura de explosiva de vírus, chamada de “Flurona”, o perigoso contágio da Covid-19 com a Influenza gripal H3N2.  A nova doença, tem gerado preocupação. A identificação dos casos é difícil porque são duas doenças respiratórias com sintomas semelhantes.

Outro surto também vem preocupado as pessoas da cidade que registra o aumento de infectados pela mordida do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, que também pode transmitir: zika, chikungunya e, potencialmente a febre amarela. Isso, logo após a enchente de 25 de dezembro do ano passado.

A Bahia registrou um aumento de 653% nos casos registrados de Covid-19 nos primeiros seis dias desse ano. O percentual foi contabilizado a partir dos dados divulgados pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). E a Bahia já detectou 11 casos da "Flurona", em cinco cidades.  Os pacientes são residentes dos municípios de Salvador (6), Feira de Santana (2), Lauro de Freitas (1), Camaçari (1) e Juazeiro (1). São seis pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos.