EDITORIAL: No Brasil de Bolsonaro, inflação em alta com o país de volta ao mapa da fome

EDITORIAL: No Brasil de Bolsonaro, inflação em alta com o país de volta ao mapa da fome

No governo Jair Bolsonaro o Brasil retorna ao mapa da fome com inflação corroendo os salários dos brasileiros.

EDITORIAL: No Brasil de Bolsonaro, inflação em alta com o país de volta ao mapa da fome
No governo de Jair Bolsonaro o Brasil volta a ser classificado com pior pais onde os brasileiros passam fome. 

Desde a redemocratização ouvisse falar em planos econômicos que deram errados e certos ou em medidas para desacelerar o bicho papão da inflação que corroem os salários dos brasileiros. A torcida era sempre as mesmas, que tudo possa dá certo nos indicadores econômicos. 

Nesse governo de Jair Bolsonaro (PL), não se fala em medidas, mas de gambiarras eleitoreiras para ajudar o mito ‘Messias’, a se reeleger, com medidas que pode ajudar o povo até o fim do ano. Depois disso, a ferroada na cobrança do que tudo foi ofertado. Afinal, alguém vai pagar a conta das beneficies eleitoreiras, já que no Brasil nada é de graça.

No governo do falso Messias, que para 1/3 dos brasileiros o mito Bolsonaro, teve a competência de levar o Brasil de volta ao mapa da fome, com revelou a Organização das Nações Unidas (ONU), e de quebra, conduziu os brasileiros para os anos 80 e 90 de inflação galopante, porém em uma época que dava para os brasileiros fazerem uma honrosa feira de mês nos supermercados. Hoje, com inflação beirando os 12%, não dá para comprar com um salario mínimo, uma feira mensal, pois faltará dinheiro para pagar as contas obrigatórias de água, luz, gás e farmácia. Itens, que mais do que isso, um luxo para maioria dos brasileiros. 

Como esperado pelos analistas, o IPCA acelerou em junho e ficou em 0,67%,  0,20 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de maio (0,47%). No ano, acumula alta de 5,49% e, nos últimos 12 meses, de 11,89%, acima dos 11,73% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2021, a variação havia sido de 0,53%. Inflação acelera em junho e se espalha por todos os grupos pesquisados: alimentação, bebidas, saúde, habitação, vestuário etc etc etc....

Já os dados da fome no Brasil não foram revelados pela imprensa conspiradora ou muito menos pelas ONGs ligada ao PT, como afirmou bolsonaristas em suas particulares redes sociais, mas pelas Nações Unidas, que apontou que o país entra no Mapa da Fome quando mais de 2,5% da população enfrentam falta crônica de alimentos. No Brasil, a fome crônica atingiu agora 4,1% e, pelo levantamento, a situação no país é mais grave do que a média global.

Os números das Nações Unidas mostram que não ter comida todos os dias na mesa é um problema que afeta gente no mundo todo. No ano passado, 828 milhões de habitantes do planeta passaram fome. Pelo levantamento, o Brasil está pior do que a média global. A porcentagem de pessoas em insegurança alimentar moderada e grave é mais alta aqui.

São 61 milhões de brasileiros que enfrentaram dificuldades para se alimentar entre 2019 e 2021em pleno governo de Jair Bolsonaro; 15 milhões deles passaram fome. A pesquisa faz uma média do que aconteceu durante três anos. No governo petista de 2014 e 2016 eram menos de 4 milhões em insegurança alimentar grave.

Com o levantamento, a FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, voltou a divulgar o Mapa da Fome, o que não fazia desde 2015. Naquele ano, o Brasil tinha conseguido sair dessa classificação, que representa uma situação grave. Mas pelos números divulgados agora, desde 2018, o país está de volta ao Mapa da Fome.

O governo federal nem sequer prestou ao trabalho para contestar os dados da ONU, o porquê o Brasil voltou para mapa da fome durante o seu governo dito como liberal, hoje populista de Jair Messias.  

No Brasil de Bolsonaro: 23 milhões de pobres vivem com menos de R$ 7 ao dia
No Brasil de Bolsonaro: 23 milhões de pobres vivem com menos de R$ 7 ao dia (VEJA AQUI).

Não há como não citar Luís Inácio Lula da Silva, após divulgação da ONU sobre o novo mapa da fome no Brasil. Afinal, o petista e FHC foram os únicos presidentes a tomarem inciativas concretas para tirarem milhões da miséria crônica. No Twitter o ex-presidente falou: “Foi um grande trabalho da sociedade brasileira para tirarmos o país desse índice, e vamos ter que trabalhar de novo, juntos, para não termos mais pessoas sofrendo com fome e pobreza”.

Sobre o falso pregador das mentiras e discórdias além de adorador incondicional da Cloroquina, que alimenta esse desgoverno taxado como o pior de todos os governantes que passaram pelo país. Uma simples reflexão moral para os alucinados e amantes da ideologia do pregador Jair Messias: “antes de votarem no falso mito, tomem vergonha na cara e pensem no próximo que esta a passar fome.”