Saúde de Itapetinga volta ocultar números da Covid, mas dados apontam 60 casos ativos

Saúde de Itapetinga volta ocultar números da Covid, mas dados apontam 60 casos ativos

Fonte da Saúde de Itapetinga revela que o município já registra 59 caso ativos da Covid-19 em uma curva ascendente que aponta para uma explosão de casos. 

Saúde de Itapetinga volta a ocultar números da Covid, mas dados apontam 60 casos ativos
Itapetinga encaminha para uma explosão de casos da Covid-19, mesmo com dados sendo ocultado pela Secretaria de Saúde.

Existe um desserviço por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga, quando decide, mais uma vez, ocultar os verdadeiros números da Covid-19 no município. Com última atualização cravada de dados errados em boletim de 6 de julho após ausência de quase 3 meses. A Saúde tenta dá pouca importância para os números assustadores de pessoas que estão contraindo o vírus após os festejos do São João.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) aponta que Itapetinga registra 45 casos ativos, elevando para 7.600 casos acumulados da doença na cidade, com estabilidade nas mortes de 179, números inalterados desde junho/2022. 

Dados da Covid-19 de Itapetinga divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Dados da Covid-19 de Itapetinga divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Mas números revelados por colaboradores do IDenuncias aponta que os números da Saúde estadual são modestos em comparação a do município. Segundo fonte, Itapetinga registrou no sábado (9), 59 casos ativos e uma curva ascendente, já que espera ainda a validação de 13 casos suspeitos, conforme aponta o boletim diário da Sesab.

Casos de Covid volta a disparar em Itapetinga em meio à divulgação de dados errados da Saúde
Casos de Covid volta a disparar em Itapetinga em meio à divulgação de dados errados da Saúde (VEJA AQUI)

Não se sabe que motivos esta levando a Saúde de Itapetinga, ocultar os dados da Covid tão essencial para comunidade se prevenir do contágio com medidas simples como a volta do uso da máscara e uso constante do álcool gel. Infelizmente, as autoridades fiscalizadoras como Câmara de Vereadores e Ministério Público são omissos na cobrança de publicações diárias de dados da doença no município. Omissão essa, que colocar em risco de vida cidadãos que mesmo imunizados continuam sendo vítima dessa terrível doença.

Sobre erros grosseiros de dados da Covid publicados pela Saúde de Itapetinga no último boletim de 6/julho, o município apontava casos acumulados de 7.267 com 176 óbitos, revelando uma redução de casos em relação à Secretaria Estadual de Saúde aponta 7.565 casos acumulados, com 179 óbitos. Na comparação, Itapetinga tem uma defasagem 298 casos da doença com menos 3 óbitos, isso, há 4 dias.

Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga mantém publicação de dados inconsistentes da Covid no município.
Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga mantém publicação de dados inconsistentes da Covid no município desde publicação do dia 6/julho. 

Sobre os números da Covid na Bahia, nas últimas 24 horas, do sábado (9), foram registrados 4.132 casos e 5 óbitos. Dos 1.610.340 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.557.409 e 22.854 encontram-se ativos e 30.077 tiveram óbito confirmado.