Casos de Covid volta a disparar em Itapetinga em meio à divulgação de dados errados da Saúde

Casos de Covid volta a disparar em Itapetinga em meio à divulgação de dados errados da Saúde

Com 42 casos ativos, dados da Covid divulgados pela Saúde Itapetinga contradiz números da Sesab e Ministério da Saúde.

Itapetinga registra 42 casos ativos da covid-19, após festejos juninos.

Quase 2 semanas após as festas juninas, os dados da Covid em Itapetinga não são nada animadores. A Secretaria Municipal de Saúde finalmente revelou os números de pessoas infectadas pela covid-19 em Itapetinga. De acordo com a Saúde, o município registra atualmente 42 casos ativos, um aumento significativo depois do período dos festejos do São João.

Na quarta-feira (7), a Secretaria Saúde divulgou dados da covid-19 em Itapetinga, após um período de quase três meses sem publicação de boletins oficiais sobre a infecção no município. Mas o que chamou atenção no boletim divulgado pela Saúde da cidade, foram as inconsistências nos dados da Secretaria Municipal em comparação a do estado (Sesab) e Ministério da Saúde. 

Boletim da Covid da quarta-feira (6) divulgado pela Prefeitura de Itapetinga revela erros de atualização de casos confirmados e óbitos do município.  

Segundo a Saúde de Itapetinga, casos registrados e acumulados no município são de 7.267 com 176 óbitos, revelando uma redução de casos em relação à Secretaria Estadual de Saúde aponta 7.565 casos acumulados, com 179 óbitos. Na comparação, Itapetinga tem uma defasagem 298 casos da doença com menos 3 óbitos. Até mesmo os dados desatualizados do Ministério da Saúde que são de 04/07, aponta que existem em Itapetinga 7.552 casos confirmados, com 179 mortes.

Itapetinga há três semanas vinha registrando zero de caso da Covid, mas conforme se aproximava os festejos juninos com realizações de eventos privados, o aumento de pessoas infectadas foram gradativa, mesmo após os festejos, como revela o próprio ministério da saúde em seu boletim de 04/07, com apenas dois casos registrados em Itapetinga. 

Secretaria Estadual de Saúde da Bahia registra que Itapetinga existem 7.565 casos com 170 mortes. Dados muito diferente com o divulgado pela Prefeitura com 298 confirmados e 3 óbitos a menos.
Ministério da Saúde atualizado no último dia 4 de julho, aponta dados de confirmados muito acima o publicado pela Saúde de Itapetinga. 

Mas os números do município revelam outros, é que a cidade tem uma disparada de casos da doença desde o São João. Há relatos que a UPA e Hospital Cristo Redentor vem recebendo pacientes com sintomas da doença mesmos essas pessoas imunizadas. Alento, é que os sintomas na maioria dos pacientes são leves, como prometido pelos imunizantes de evitar agravamento da doença e mortes. Itapetinga aproxima dos 80% de pessoas vacinadas contra a Covid-19. 

A véspera do São João, Saúde de Itapetinga deixa casos da Covid às escuras
A véspera do São João, Saúde de Itapetinga deixa casos da Covid às escuras (VEJA AQUI)

A grande preocupação de alguns médicos com aumentos de casos no município são com os idosos, grupo vulnerável a doença mesmo imunizados. Para um médico que atua no Hospital Cristo Redentor de Itapetinga, o problema são os jovem que curtiram os festejos em vários eventos privados e públicos, que provavelmente possa ter contraído o vírus e levado para suas casas, onde geralmente mora um idoso.