Lula tem 52% dos votos válidos e venceria no primeiro turno se eleições fossem hoje. Bolsonaro é rejeitado por 50% dos brasileiros.
Jair Bolsonaro que tenta a reeleição, é rejeitado por 50% dos brasileiros. Seu principal adversário, o ex-presidente Lula tem rejeição de 33%. |
Nova pesquisa do Ipec/TV Globo mostra que, a duas semanas das eleições, a possibilidade de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno cresce na reta final. O petista teria 52% dos votos válidos se a eleição fosse hoje, podendo alcançar de 54% a 50%.
O ex-presidente Lula aparece com 47% das intenções de voto na corrida eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 31%, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta segunda (19).
No levantamento anterior, realizado há uma semana, o petista tinha 46% (ou seja, oscilou agora um ponto para cima, dentro da margem de erro) e o atual mandatário, os mesmos 31%. A diferença entre eles passou de 15 para 16 pontos percentuais.
Em seguida, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que se manteve com 7%. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) flutuou de 4% na última pesquisa para 5% agora.
O cálculo dos votos válidos reproduz o que a Justiça Eleitoral faz na apuração oficial dos resultados. Por essa conta, o presidente Jair Bolsonaro tem hoje 34% no primeiro turno (eram 35% há uma semana). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) passou de 8% para 7% no período. Já a senadora Simone Tebet (MDB) foi de 4% para 5%.
A chance de definição do pleito no primeiro domingo de outubro foi uma das principais pautas das campanhas na última semana. Lula passou a buscar o chamado “voto útil” de eleitores que não votam em Bolsonaro, mirando em especial os apoiadores de Ciro e Tebet. O pedetista reagiu com propagandas na TV e internet em que diz ser um “voto inútil” trocar uma convicção pessoal pela chance de vitória no primeiro turno. Tebet e seus aliados classificaram a estratégia do ex-presidente como “desserviço”.
Bolsonaro também endureceu os ataques a Lula, buscando aumentar a rejeição dos eleitores ao petista o que não havia acontecido até o fim da semana passada. No sábado, a campanha do candidato à reeleição dedicou todo o tempo que tem disponível na TV para negar que o ex-presidente tenha sido inocentado nos processos da Lava Jato.
Para azar de Bolsonaro, a Ipec detectou que os chamados votos úteis estão vindos dos indecisos e em favor do petista. Na pesquisa anterior era 8%, no levantamento de hoje (19), registou 7%, justamente a oscilação positiva de Lula na margem de erro. O ex-presidente tinha 46% e foi para 47%.
Na tempestade de noticias ruins, o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, é rejeitado por 50% dos brasileiros. Seu principal adversário, o ex-presidente Lula tem rejeição de 33% dos eleitores.
Ipec revela que os truques de Bolsonaro para reeleger chegaram ao fim (VEJA AQUI) |
Os pesquisadores do Ipec entrevistaram 3.008 eleitores. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00073/2022. Esta é a quinta rodada da série de pesquisas contratada pela TV Globo, iniciada na metade de agosto.