IPEC: Lula amplia vantagem vai a 47% contra 31% de Bolsonaro e aumenta chance de vencer no 1º turno

IPEC: Lula amplia vantagem vai a 47% contra 31% de Bolsonaro e aumenta chance de vencer no 1º turno

Lula tem 52% dos votos válidos e venceria no primeiro turno se eleições fossem hoje. Bolsonaro é rejeitado por 50% dos brasileiros.

IPEC: Lula amplia vantagem vai a 47% contra 31% de Bolsonaro e aumenta chance de vencer no 1º turno
Jair Bolsonaro que tenta a reeleição, é rejeitado por 50% dos brasileiros. Seu principal adversário, o ex-presidente Lula tem rejeição de 33%.

Nova pesquisa do Ipec/TV Globo mostra que, a duas semanas das eleições, a possibilidade de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno cresce na reta final. O petista teria 52% dos votos válidos se a eleição fosse hoje, podendo alcançar de 54% a 50%. 

O ex-presidente Lula aparece com 47% das intenções de voto na corrida eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 31%, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta segunda (19).

No levantamento anterior, realizado há uma semana, o petista tinha 46% (ou seja, oscilou agora um ponto para cima, dentro da margem de erro) e o atual mandatário, os mesmos 31%. A diferença entre eles passou de 15 para 16 pontos percentuais.

Em seguida, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que se manteve com 7%. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) flutuou de 4% na última pesquisa para 5% agora.

O cálculo dos votos válidos reproduz o que a Justiça Eleitoral faz na apuração oficial dos resultados. Por essa conta, o presidente Jair Bolsonaro tem hoje 34% no primeiro turno (eram 35% há uma semana). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) passou de 8% para 7% no período. Já a senadora Simone Tebet (MDB) foi de 4% para 5%.

A chance de definição do pleito no primeiro domingo de outubro foi uma das principais pautas das campanhas na última semana. Lula passou a buscar o chamado “voto útil” de eleitores que não votam em Bolsonaro, mirando em especial os apoiadores de Ciro e Tebet. O pedetista reagiu com propagandas na TV e internet em que diz ser um “voto inútil” trocar uma convicção pessoal pela chance de vitória no primeiro turno. Tebet e seus aliados classificaram a estratégia do ex-presidente como “desserviço”.

Bolsonaro também endureceu os ataques a Lula, buscando aumentar a rejeição dos eleitores ao petista o que não havia acontecido até o fim da semana passada. No sábado, a campanha do candidato à reeleição dedicou todo o tempo que tem disponível na TV para negar que o ex-presidente tenha sido inocentado nos processos da Lava Jato.

Para azar de Bolsonaro, a Ipec detectou que os chamados votos úteis estão vindos dos indecisos e em favor do petista. Na pesquisa anterior era 8%, no levantamento de hoje (19), registou 7%, justamente a oscilação positiva de Lula na margem de erro. O ex-presidente tinha 46% e foi para 47%. 

Na tempestade de noticias ruins, o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, é rejeitado por 50% dos brasileiros. Seu principal adversário, o ex-presidente Lula tem rejeição de 33% dos eleitores.    

Ipec revela que os truques de Bolsonaro para reeleger chegaram ao fim
Ipec revela que os truques de Bolsonaro para reeleger chegaram ao fim (VEJA AQUI)

Os pesquisadores do Ipec entrevistaram 3.008 eleitores. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00073/2022. Esta é a quinta rodada da série de pesquisas contratada pela TV Globo, iniciada na metade de agosto.