2022 com cara de 2024: Renan e Cida Moura vão às ruas em busca de votos de olho na Prefeitura

2022 com cara de 2024: Renan e Cida Moura vão às ruas em busca de votos de olho na Prefeitura

Vice-prefeito de Itapetinga Renan Pereira e ex-primeira-dama Cida Moura assumem protagonismo na eleição 2022 mirando a municipal em 2024.

2022 com cara de 2024: Renan e Cida Moura vão às ruas em busca de votos de olho na Prefeitura
Com prefeito Rodrigo Hagge omisso nessa eleição, vice Renan Pereira (União Brasil) e Cida Moura (PT), vão as ruas e viram estralas no pleito com projeção a candidatura a prefeito de Itapetinga em 2024.  

A política é feita de oportunidades e nessa eleição geral de clima morno para deputados e govenadores por decorrência da disputa presidencial polarizada entre Lula Vs Bolsonaro. Um vice-prefeito e uma ex-primeira-dama assumem o protagonismo nesse pleito de olho na Prefeitura de Itapetinga em 2024.

Enquanto o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), anda recolhido e evitando as ruas por ter assumido um inédito apoio a quatro candidaturas a deputados federais ao mesmo tempo. O vice-prefeito Renan Pereira (União Brasil), toma a dianteira de olho na próxima eleição a prefeito de Itapetinga. Pereira sonha com a vitória de ACM Neto (União Brasil), para chegar forte em 2024, com apoio do Carlismo no Palácio de Ondina.

Em Itapetinga, eleitores mantêm distantes de atos políticos, mesmo com distribuição de dinheiro
Em Itapetinga, eleitores mantêm distantes de atos políticos, mesmo com distribuição de dinheiro (VEJA AQUI)

No lado opositor, a carismática ex-primeira-dama Cida Moura, mulher do ex-prefeito José Carlos Moura (PT), vai às ruas com mesmo objetivo do vice-prefeito de Itapetinga, ganhar protagonismo nessa eleição almejando a Prefeitura Municipal. Cida Moura tenta a continuidade do PT no poder baiano, mas se tudo dê errado na Bahia, contará com Lula, hoje, líder nas pesquisas e com enormes chances de vencer a eleição no 1º turno.

Renan e Cida que podem se encontrar em 2024, vivem situações distintas de projeção política para próxima eleição municipal: para o vice-prefeito sentar na cadeira de prefeito titular, terá que torcer para ACM Neto fatura o governo do Estado, ou caso contrário terá que contar com apoio exclusivo de Rodrigo Hagge, dito como um prefeito inconfiável para quem busca apoio.

Já para Cida Moura a situação é mais confortável. Se o PT perder o poder na Bahia com Jerônimo Rodrigues, terá apoio de interlocutores do Palácio do Planalto, em eventual governo Lula, já que todas as projeções apontam para uma vitória do petista no 1º ou no 2º turno. O peso do apoio de agentes políticos do governo federal significa dinheiro para campanha da ex-primeira-dama, que por tese deve contrapor a maquina municipal com injeção de recursos e eventual governo estadual sob o comando Carlista. Em resumo, as duas candidaturas terão suporte para um campanha de peso, distante do último pleito de candidaturas páreas.   

O sumiço do prefeito Rodrigo Hagge nessa eleição é perceptivo, e pode custar caro no futuro para um jovem político. Hagge pode deixar a Prefeitura em dezembro de 2024, com uma gestão pífia sem nenhuma realização estrutural no município contrariando investimentos de infraestrutura que marcaram gestões anteriores. O prefeito tenta um jogo ariscado de agradar todos, sem demonstrar força política na cidade. 

Legado José Otávio Curvelo de vitórias Carlistas em Itapetinga deve continuar. Entenda
Legado José Otávio Curvelo de vitórias Carlistas em Itapetinga deve continuar. Entenda (VEJA AQUI)

O recolhimento do prefeito de Itapetinga com comparecimentos pontuais em eventos de minicomícios de candidatos a deputados e carreatas bolsonaristas organizados por seus apoiadores, pode esta ligada ao apoio de Hagge a quatro candidatos a deputados federais no mesmo pleito. O prefeito tenta protagonismo na eleição sem se mover um único dedo para ajudar qualquer candidatura a quem prometeu apoiar. Razões que levou o vice-prefeito Renan Pereira a descolar do titular da Prefeitura para seguir carreira solo ao ir as ruas em busca de votos e projeção para eleição municipal de 2024.