No Datafolha, Bolsonaro segue preso a bolha e Lula só depende de Ciro e Tebet para vencer no 1º turno

No Datafolha, Bolsonaro segue preso a bolha e Lula só depende de Ciro e Tebet para vencer no 1º turno

Voto útil de Ciro e Tebet pode levar a eleição a ser decidida no 1º turno a favor do ex-presidente Lula.

Lula e Bolsonaro na reta final da eleição, com chances do petista vencer no 1º turno.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou se perder a eleição, passa a faixa, desiste da política e “não tem mais nada a fazer nessa Terra”. Não se sabe o que ele quis dizer, mas a expressão é de fim. Mas que fim? Getúlio Vargas, que tirou a própria vida, ou a derrota que se desenha nas principais pesquisas?

A Datafolha de ontem (15/09), revelou a duas semanas da eleição de 2 de outubro, o quadro eleitoral no país é de total estabilidade, nem Lula, nem Bolsonaro e muito mesmos os últimos da fila Ciro e Tebet saíram do lugar na margem de erro do levantamento. Com Lula 45%, Bolsonaro oscilando para baixo 33%, Ciro 8% e Tebet 5%.

Um claro sinal que os brasileiros na polarização já têm os seus candidatos e não mudam o voto até o dia do pleito. Isso, me refiro aos lideres das pesquisas: Lula e Bolsonaro.  

Com mudanças de estratégia e movimentos erráticos, a campanha de Bolsonaro dá sinais de que não sabe mais o que fazer ao alcançar o teto de sua própria bolha, que é de 1/3 do eleitorado brasileiro que o segue desde que chegou ao Palácio do Planalto. 

E olha que o presidente fez o diabo para detonar Lula e chegar líder nas pesquisas com uma série de benefícios como Auxilio Brasil, Auxilio Caminhoneiro e Vale Gás, além de pressionar para Petrobras baixar os preços dos combustíveis. Tudo isso, não foi capaz de mudar a rejeição da maioria do eleitorado brasileiro contra o presidente da republica.

Mesmo transformando as propagandas gratuitas da TV em ringue, com acusações de corrupção para ambos os lados, o anti-bolsonarismo fala mais alto que o anti-petismo em uma eleição na qual oito de cada dez eleitores se dizem decididos em quem votar.  

Ipec revela que os truques de Bolsonaro para reeleger chegaram ao fim
Ipec revela que os truques de Bolsonaro para reeleger chegaram ao fim (VEJA AQUI)

Com tantos brasileiros decididos nessa eleição, e Lula de olho nos eleitores de Ciro Gomes (PDT), que tem apenas 47% de votantes que dizem ter certeza em manter sua posição, e Simone Tebet (MDB), com 47% dos votos seguros, sobram para o petista os chamados votos úteis dos candidatos de terceira via. Se Lula conseguir arrancar 4% dos eleitores de Ciro e Tebet, passa a régua e fecha a fatura no 1º turno. Para Bolsonaro só resta um caminho, torcer para que isso não aconteça.