Datafolha trás más e boa notícia para ACM Neto, e para Jerônimo só ótimas

Datafolha trás más e boa notícia para ACM Neto, e para Jerônimo só ótimas

Há menos de duas semanas para eleição Datafolha registra queda de ACM Neto, mas com chance de faturar o 1º turno, enquanto o petista cresce e torce por tropeços do Carlista.   

Datafolha trás más e boa notícia para ACM Neto, e para Jerônimo só ótimas
Candidatos a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT).

Há exatos 17 dias para eleição, os números da Datafolha para governador da Bahia gera um desconforto para a campanha de ACM Neto (União Brasil), e provoca euforia no ninho petista para Jerônimo Rodrigues, o candidato apoiado pelo do governador Rui Costa (PT). 

O Datafolha revelou boas e más notícias para ACM Neto caiu 5 pontos, mas se mantém líder com chance de vencer no 1º turno, enquanto o adversário Jerônimo cresceu 12 em um intervalos de 22 dias em comparação a último levantamento realizado no dia 24 de setembro. Agora o ex-prefeito de Salvador tinha 54% e agora tem 49% das intenções de votos contra 28% Jerônimo, antes 16%. E com menos de dois dígitos, o candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro João Roma (PL) com 7%.

Os números da pesquisa na Bahia exige cautela para ambos os lados, seja para o Carlismo, seja para o petismo.  A queda de ACM Neto, a 17 dias da eleição, é muito pouco para quem quer provocar um segundo turno no Estado. O petista tem que continuar a crescer e torcer para que Neto caia mais ainda, ou caso contrário, não chegará no 2º turno.

As histórias de viradas em eleições do PT na Bahia impulsionada pelo 13, virou conto da carochinha, ser Lula em terras baianas não é significado de votos para Jerônimo é a legenda sabe disso. Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados, o petista melhorou e saiu do esquecimento de 7% para 18%, enquanto ACM Neto subiu de 27% para 34%. 

Mesmo pontuando 49% e com chances de faturar no 1º turno, ACM Neto não tem muito a comemorar. Quando os nomes dos candidatos são apresentados. 16% dos baianos estão entre indecisos e voto em branco. Mas quando os nomes não são apresentados esses números explodem para 33%. Em resumo, tem muito votos soltos deixando a corrida ‘teoricamente’ em aberto.

Ruim ficou para ACM Neto que trocou número na fusão PSL/DEM, do antes 25 para agora, o 44, problema é que 68% dos eleitores dele não sabem qual o número que devem colocar na urna no dia 2 de outubro.  Apenas 31% dos eleitores acertaram e falaram que é 44. O segundo colocado na pesquisa é Jerônimo Rodrigues (PT), com 28%. No quesito conhecimento do número, o petista se saiu melhor do que ACM Neto, mais da metade (55%) de seus eleitores disseram que já sabem qual o número vai digitar na urna, em tese representa 15% do eleitorado do petista, isso para um partido que esta há 16 anos no poder da Bahia.

Em 22 dias, ACM Neto cai 5 pontos e vai 49%, Jerônimo sobe 12 e soma 28%, diz Datafolha
Em 22 dias, ACM Neto cai 5 pontos e vai 49%, Jerônimo sobe 12 e soma 28%, diz Datafolha (VEJA AQUI)

Não resta dúvidas que a pesquisa Datafolha da quarta-feira (14), foi um caminhão de boas notícias para o petista que sonha chegar no 2º turno. Mas para isso terá que crescer e torcer por tropeços do Carlista em menos duas semanas, pois a eleição em 2 de outubro. Para ACM Neto, é só manter estabilidade no topo nas próximas rodadas da Datafolha ou IPEC, já que ambas tem metodologias confiáveis, para rifa o 1º turno é se tornar o próximo governador da Bahia.