Datafolha aponta que Lula será o novo presidente do Brasil no domingo

Datafolha aponta que Lula será o novo presidente do Brasil no domingo

A menos de 72 horas para eleição, Lula alcança 53% em votos válidos, e Bolsonaro 47%. Estabilidade torna quadro irreversível para o presidente. 

Datafolha aponta que Lula será o novo presidente do Brasil no domingo
Margem para virada na eleição a menos de dois dias é descartado, Lula deve se eleger presidente no domingo.  

O Datafolha divulgado nesta quinta-feira (27) revela um cenário irreversível para a campanha de Jair Messias Bolsonaro (PL) a menos de três dias da eleição. A sonhada conquista da reeleição fica cada vez distante quando a sondagem revela uma estabilidade com o capitão oscilando negativo e com Lula estável. O petista com 49% dos votos totais, ante 44% do presidente, brancos e nulos somam 5%, e indecisos, 2%. Na pesquisa da semana passada Lula 49%, Bolsonaro 45%. 

No critério dos votos válidos adotado pela Justiça Eleitoral para declarar o vencedor, excluindo votos em branco e nulos, Lula teria hoje 53% e Bolsonaro, 47%. Na semana passada, os percentuais eram de, respectivamente, 52% e 48%.

Com isso, permanece altamente estável o quadro para a disputa final da corrida à Presidência, cuja votação será neste domingo (30), com apuração final prevista para 20:30. Para especialistas, só um abalo sísmico com potencial de destruição na candidatura petista para tirar o favoritismo de Lula no domingo.

Um dos alicerces teoricamente construído pelo QG de Bolsonaro para vencer as eleições de virada no 2º turno foi à conquista da região Sudoeste, maior concentração de votos do país. A campanha bolsonarista apostou todas as fichas na ampliação dos votos, e hoje, vê um dos seus pilares ruindo, como Minas Gerais ainda, nas mãos do petista.

Nos três estados considerados cruciais para o resultado da eleição, os números mantêm Bolsonaro e Lula praticamente nas mesmas condições registradas no primeiro turno. Como o presidente precisa do triângulo São Paulo-Minas -Rio para virar o jogo, a estabilidade é noticia trágica para o Messias presidente.

O Datafolha em São Paulo, Bolsonaro aparece com seis pontos de vantagem sobre Lula (53% a 47% dos votos válidos). São bons milhões de votos para levar para casa, mas o presidente já tinha esse resultado no primeiro turno, quando marcou sete pontos a mais que o rival.

No Rio, Bolsonaro tem 51% contra 41% de Lula. Brancos e nulos somam 5%, e 3% não sabem. Em relação aos votos válidos, que desconsideram brancos e nulos, Bolsonaro marca 56%, e Lula, 44%.  No primeiro turno, Bolsonaro teve 51,09% dos votos válidos no Rio, enquanto Lula marcou 40,68%. No geral, os fluminenses mantem o quadro eleitoral no mesmo.

Em Minas Gerais, estado que é considerado um espelho do resultado da eleição nacional, o ex-presidente Lula marca 48% das intenções de votos ante 43% do presidente Jair Bolsonaro. O total de indecisos é de 3%, e os brancos e nulos, 5%. Bolsonaro fechou o primeiro turno quatro pontos atrás de Lula, e agora aparece na mesma situação (52% dos votos válidos para o petista, 48% para Bolsonaro. 

Na reta final, Ipec mantém vitória de Lula no domingo e implode virada de Bolsonaro
Na reta final, Ipec mantém vitória de Lula no domingo e implode virada de Bolsonaro (VEJA AQUI)

Restando menos de 72 horas para eleição, aposta de Jair Bolsonaro nos estados sudoeste com apoio dos governadores Rodrigo Garcia de São Paulo, Cláudio Castro do Rio de Janeiro e Romeu Zema de Minas Gerais não deram em nada. 

Mas deram o ‘pintou o clima’ com as meninas venezuelanas, os tiros e granadas na PF pelo maluco do Jefferson, além da derrapada da equipe econômica do governo sobre desindexar o salario mínimo das aposentadorias que ampliou a vantagem de Lula entre os pobres, segundo Datafolha.