Em ato heroico, vereador Helder enfrenta Hagge e livra Itapetinga do mega-aumento na iluminação pública

Em ato heroico, vereador Helder enfrenta Hagge e livra Itapetinga do mega-aumento na iluminação pública

Em noite de comemoração para Itapetinga, Vereador Helder de Bandeira consegue barrar votação da CIP na Câmara ao escolher o povo que o prefeito Rodrigo Hagge. 

Em ato heroico, vereador Helder enfrenta Hagge e livra Itapetinga do mega-aumento na iluminação pública
Vereador do Distrito de Bandeira do Colônia Helder de Bandeira com único pedido faz demorar aprovação das alta taxas na iluminação Pública e o perdão das contas rejeitadas do Prefeito Rodrigo Hagge.

Em uma reviravolta daquelas de surpreender até os mais céticos dos políticos, ganhou vida na Câmara Municipal de Itapetinga. E acabou revelando um verdadeiro herói, ou melhor, um vereador com coragem e honradez capaz de livrar a população da cidade da mais perversa taxação na iluminação pública que colocaria a cidade no topo da cobrança mais cara da Bahia. 

O nome do vereador, ups.., do herói é Helder Flávio Pinto Ladeia, 45, mais conhecido como Helder de Bandeira, eleito praticamente com os votos do distrito do Bandeira do Colônia, sendo o quatro mais bem voto de Itapetinga com 984votos. Helder fez ruir os pilares da Prefeitura e deixou o prefeito Rodrigo Hagge, ilhado com um contrato milionário para trocas de lâmpadas de futuro incerto.

Ao surpreender todos os vereadores com um pedido ‘vista’, ou seja, mais prazo para analisar a pauta de votação da Câmara. Helder que é governista deu um duro golpe no prefeito Rodrigo Hagge. A decisão do vereador, ups... do herói, jogou na lata do lixo as manobras orquestrada pelo prefeito e pelo presidente Valquirio Lima, o Valquirão de aprovar a ‘ferro e fogo’ o mega-aumento na Contribuição da Iluminação Pública (CIP) nas duas últimas sessões da Câmara após esgotar ilegalmente os pedidos de obstrução dos vereadores de oposição. 

Bem, para entender melhor o ato heroico do vereador do PSC Helder de Bandeira vamos simplificar as consequências do pedido de ‘vista’

Com um simples pedido de ‘vista’ de Helder, o projeto de lei do aumento na iluminação pública fica para 2023, por não haver mais sessões que possa aprovar a CIP em 2022. De acordo com a legislação, leis tributárias, só vigora de um ano para outro, nesse caso, as cobranças nas contas de luz dos consumidores de Itapetinga cairiam em 2024, ano de eleição para prefeito e vereadores.

Como em ano eleitoral, vereadores tem obrigação de posar de defensor do povo, uma super-taxação cobrada na conta de energia elétrica seria crucial nos planos de reeleição da maioria dos vereadores governistas. Afinal, ninguém seria maluco de sair às ruas pedir votos de casa em casa, com a população furiosa pagando caro pela energia pública.

E tem mais, o pedido de ‘vista’ de Helder no julgamento das contas rejeitadas de Rodrigo Hagge, pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que estão sob investigação dos Ministérios Públicos da Bahia e federal por suspeita de corrupção, obriga o prefeito a renegociar com vereadores uma maioria segura de 10 votos no plenário. 

Com Helder rebelando, o jogo mudou na Câmara de vereadores que agora passa impressão e temor de debandada da base aliada. O julgamento das contas do prefeito que parecia tranquila vira um pesadelo da noite para o dia, mesmo Rodrigo Hagge tendo maioria de 10 votos. O problema é se um vereador votar contra ou abstiver do voto, aí o prefeito ficará impossibilitado de se candidatar por 8 anos, ou seja inelegível. Por isso, falar em retaliação ao vereador Helder de Bandeira, neste momento, seria um erro grave que poderá custar caro ao prefeito.

A coragem do vereador Helder de Bandeira em dizer ‘não’ ao Prefeito Hagge
A coragem do vereador Helder de Bandeira em dizer ‘não’ ao Prefeito Hagge (VEJA AQUI)

Já era tempo da Câmara de Vereadores, ter um homem de coragem e não submisso às vontades do prefeito de Itapetinga. Helder escolheu um lado no jogo político, e seu lado foi estar com o povo que o elegeu e não com um prefeito sacana. 

Nosso muito obrigado vereador Helder de Bandeira, Itapetinga agradece por nós livrar de uma conta que não merecemos.