O mistério que cerca o assassinato da presidente da Câmara de Juazeiro

O mistério que cerca o assassinato da presidente da Câmara de Juazeiro

Delegado da Policia do Ceará suspeita de feminicídio seguido de suicídio após encontra uma corda ao lado dos corpos.  

O mistério que cerca o assassinato da presidente da Câmara de Juazeiro
Assassinato da presidente da Câmara de Juazeiro no Cerará choca o Estado nordestino.

A juventude de Yanny Brena, presidente da Câmara de Juazeiro do Norte e também médica, foi interrompida. Yanny e seu namorado, Rickson Pinto, ambos de 26 anos, foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira dentro da casa em que moravam, no interior do Ceará. A principal linha de investigação do caso é que se trata de um feminicídio seguido de suicídio, segundo informações mais recentes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará. A apuração preliminar da polícia indica que havia cordas onde os corpos foram encontrados, e os dois estariam de mãos dadas.

De acordo com a polícia, os corpos do casal foram localizados em um imóvel no bairro Lagoa Seca. O homem possuía antecedentes por posse ilegal de arma de fogo.

Por volta das 14h, os corpos da vereadora e do namorado foram retirados da casa de Yanny pela Perícia Forense.
Por volta das 14h, na sexta-feira (3), os corpos da vereadora e do namorado foram retirados da casa de Yanny pela Perícia Forense.

O casal era muito ativo nas redes. Em sua última publicação, Rickson escreveu: "você tem o coração bom, não deixe que o mundo estrague isso". A frase estava em um stories e não oferecia contexto. Não é mais impossível encontrar o post nas redes sociais do morto.

O Casal

Yanny e Rickson não economizavam nas declarações de amor nas redes sociais. Eles costumavam compartilhar inúmeras fotos juntos, sempre seguidas por alguma mensagem afetuosa. Os dois namoravam há dois anos e quatro meses.

Uma das últimas fotos compartilhadas por Yanny foi um clique com o namorado, em 5 de fevereiro, no dia do aniversário dele. "Feliz vida meu amor! Que o senhor possa ser sempre o cento da sua vida, e que Ele derrame chuvas de bênçãos nesse seu novo ciclo. Que você continue sendo essa pessoa maravilhosa que és, do coração gigante. Te amo e tô contigo até o fim. Eu por você e você por mim, para sempre. Juca te ama também. Feliz aniversário", escreveu a jovem.

Uma das últimas publicações de Rickson também foi uma foto acompanhado de Yanny, na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, em novembro do ano passado, a parabenizando pela eleição como presidente da Câmara.

"Para alguns acham que é fácil, mas a realidade é completamente diferente, trabalhando de segunda a sexta, exercendo a profissão de médica, trabalhando no mandato de vereadora, cursando especialização em Dermatologia e ainda tem um tempinho pra mim e para o Juquinha! Parabéns amor, Amamos você!", escreveu.

Vida ativa do casal nas redes sociais e no dia-a-dia.
Vida ativa do casal nas redes sociais e no dia-a-dia. 

Juquinha é o cachorro de Yanny e Rickson, da raça Golden, considerado por eles como o "filho" do casal. No final de janeiro, eles o levaram para a praia pela primeira vez, em Canoa Quebrada, no Ceará.

Rickson também tinha uma filha, Luna, de 5 anos, fruto de outro relacionamento.

Na Política

Yanny Brena Alencar Araújo estava exercendo seu primeiro mandato como vereadora de Juazeiro do Norte pelo Partido Liberal (PL), o mesmo de seu irmão, o deputado federal Yury do Paredão, que foi um dos principais articulares da sua campanha, em 2020. Ela foi eleita com 3.956 votos, se tornando a segunda mais votada do município naquele pleito.

Em novembro do ano passado, Yanny foi eleita como presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, cargo que ocuparia até 2024. Ela foi a segunda mulher a estar nessa posição no Poder Legislativo da cidade, a maior do interior do Ceará. Nas redes sociais, ela comemorou o feito.

"Juazeiro do Norte é uma cidade que inspira trabalho e respira grande potencial. E, hoje, estou aqui para reafirmar todo meu compromisso com os munícipes, agora como presidente da Câmara Municipal. Não perderemos tempo e já vamos atuar nos interesses da coletividade, visando sempre o que a nossa população mais necessita. Muito honrada e agradecida em ser a segunda mulher a presidir à Casa Legislativa", publicou Yanny, na ocasião.

A médica Yanny Brena na presidência da Câmara de Juazeiro do Norte.
A médica Yanny Brena na presidência da Câmara de Juazeiro do Norte. 

Na última sessão que presidiu na Câmara, na terça-feira, Yanny comemorou a aprovação do reajuste do pagamento dos servidores municipais e afirmou que, em sua gestão, "o servidor público é respeitado e valorizado".

“Aprovamos há pouco, por unanimidade, o projeto de autoria da Mesa Diretora que reajusta em 11,7% os vencimentos dos servidores efetivos da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Na nossa gestão, o servidor público é respeitado e valorizado” disse, na ocasião.

Medicina

Além da vida na política, Yanny também era médica. Ela se formou em 2021 e, no ano seguinte, começou a se especializar em dermatologia. Nas redes sociais, Yanny não escondia o orgulho e a alegria em ter se formado nessa área. No Instagram, inclusive, ela deixava de lado sua carreira na política e se definia profissionalmente apenas como "médica".

"Enfim, o tão esperado dia chegou! SOU MÉDICA. Toda honra e glória a ti Jesus, até aqui o senhor me sustentou e continuará me sustentando. Obrigada! Obrigada a todos que fizeram parte dessa trajetória. Não foi fácil, mas consegui", publicou, em dezembro de 2021, com fotos em que segurava e assinava um documento oficial da faculdade.

Futuro promissor da médica e política Yanny Brena
Futuro promissor da médica e política Yanny Brena.

A médica e vereadora também não escondia outra grande paixão: a religião cristã. Ao publicar uma leitura de cunho religioso que teria feito, Yanny escreveu: "Deus está te esperando. Ele não desiste de você, mas você tem que fazer a sua parte". Na sua mini biografia da rede social, há escrito um versículo bíblico, Salmos 37:4, que diz: "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração".

Em outra foto com seu namorado, agora principal suspeito da autoria da sua morte, Yanny cita uma segunda passagem da bíblia, 1Co 13:7. "Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência", escreveu a jovem.

Luto de três dias

O caso comoveu amigos e também desconhecidos em Juazeiro do Norte e no Ceará como um todo. O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), decretou luto oficial de três dias. Em uma rede social, ele disse ter recebido a notícia das mortes "com muita consternação".

"Com muita consternação recebi a notícia do falecimento da nossa querida Yanny Brena, presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Neste momento de dor, externo os meus mais sinceros sentimentos de pesar aos seus familiares, aos amigos, aos vereadores e ao povo da nossa cidade de modo em geral. Que Deus dê conformação a todos, neste momento de grande comoção", escreveu o prefeito.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), também utilizou uma rede social para lamentar a morte da vereadora e do namorado.

"Lamento profundamente o falecimento da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Yanny Brena, e de seu namorado, Rickson Pinto. A causa das mortes está sendo investigada. Que Deus conforte as famílias e os amigos neste momento de imensa dor", publicou o governador.

Nas redes, o casal recebeu inúmeras homenagens. Muitos delas, comentando a respeito da sua pouca idade e do futuro na política que Yanny teria pela frente. "Juazeiro esta em luto!", publicou uma internauta. "Realmente uma triste notícia a perda dessa jovem e promissora vereadora da política local", comentou outra. "Meu Deus, sem acreditar. Muito triste tudo isso. Ela tinha um futuro brilhante pela frente na política da nossa cidade", escreveu uma moradora de Juazeiro do Norte. (Fonte O Globo)