Na Teia: Cida a poderosa líder; Joaozinho das Mangas frita caixa da Câmara; Na Saúde, Hagge na UTI da política; Vereadores rejeitados

Na Teia: Cida a poderosa líder; Joaozinho das Mangas frita caixa da Câmara; Na Saúde, Hagge na UTI da política; Vereadores rejeitados

Bastidores do Poder em Itapetinga


Cida a líder até vitória?

Voltei.....voltei, voltei, e vivão, após um breve período fragilizado pela saúde onde os abomináveis médicos acusaram meu precioso líquido “uísque” de ser culpado pela internação, uma heresia imperdoável. Se fossem no período da inquisição católica seriam queimados vivos. Mas como estamos na modernidade escrevo nesta coluna de “pico seco”.

Mas, deixando os perrengues pessoais de lado. Vamos aos fatos.

A poderosa, inigualável e imbatível ex-primeira-dama de Itapetinga senhora Cida Moura, continua botando a macheza política no bolso das incertezas. Até o momento não existe homens ou mulheres da política que possa desbancar a futura prefeita de Itapetinga, segundo pesquisa interna que o IDenuncias teve acesso.

A futura que na modéstia, falo de possível ou provável prefeita de Itapetinga, mas que todos sabem quem será a futura. Tem pela frente sem querer desanima-la, as merdas de um prefeito que responde por crime de corrupção na justiça em contrato do lixo, e esta atolando a Prefeitura em dívidas por conta de caprichos político de uma briga estupida com uma Fundação Hospital, onde no final quem se ferrar é o povo de cidade.

Cida Moura é a líder em números expressivos. Renan Pereira é um vice-prefeito admirável pela sua luta politica por Itapetinga em segunda colocação, mas sobre a sobra de um prefeito que responde na justiça por corrupção. Os caminhos de uma pessoa não politica e um experiente de longas datas demonstra o quando Itapetinga deseja mudança no poder. Como havia afirmado o IDenuncias em publicação anterior, a cidade não escolher seus candidatos por partido, mas por força do nome, e Cida, até o momento, é essa força.

Joaozinho continua aprontando .....

Quando afirmei que esta com saudade de Joãozinho das Mangas que parou de aprontar na Câmara de Itapetinga. Eis que surge, a volta do popular e inconfundível Joãozinho das Treitas, o nosso João de Deus presidente da Câmara de Itapetinga. Esse é o cara dos enroscos, treitas e muitas safadezas legislativas. O presidente para calar seus compassas vereadores vem usando o cofre público para dá um ‘pito’ nas falácias maliciosas e suspeitas de contratos superfaturados na sua gestão pública, vindo, em especial de seus colegas vereadores.

E a missão do cala-boca nos vereadores parece que esta dando resultado, já que os vereadores estão de ‘pico’ calados com as merdas do presidente que turbina contratos da noite para o dia nas custas dos cofres públicos, ao dá uma de apresentador de auditório como, o Silvio Santos: “quem quer dinheiro”, haja aviãozinho de nota 100 reais para vereadores se lambuzarem em diárias de viagens.

Acredite! Tem vereadores simulando viagens no famoso ‘bate e volta’ a Salvador só para embolsar parte do dinheiro púbico na suspeita viagem ou passeio a capital.

Quando você ouvir que um dos vereadores declararem que João de Deus, o nosso eterno Joaozinho das Treitas ou das Mangas, é o melhor presidente da história da Câmara e que tem todos os predicados a ser prefeito de Itapetinga, saiba a porra do vereador tá comendo o dinheiro publico no mole.

Com dizia o nosso maior pensador político da história desse país, Rui Barbosa em discurso no plenário do senado federal: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Certamente, os nossos vereadores de hoje, não tem o mínimo de acanho de terem vergonha de ser desonestos.

Prefeito na UTI política

A crise na saúde de Itapetinga que parece está longe do fim de UPA lotada e Hospital Cristo Redentor (HCR) decido a fechar a todo custo o seu Pronto Socorro no prazo que estabelecido pela justiça de pouco mais de 74 dias, após o prefeito Rodrigo Hagge comprar uma briga gratuita com a fundação hospitalar, achando que se daria bem, mas foi nocauteado no primeiro round. Hagge segue sua ‘via cruzes’, torrando o dinheiro público em um hospital privado como alternativa ao HCR, que em pouco tempo terá devolver o espaço físico aos seus verdadeiros proprietários, em uma investida milionária estimada em R$ 5 milhões. Que briguinha cara!

E fazer merdas é com Rodrigo Hagge. O prefeito que mal havia digerido os suspeitos contratos da luz, revelado  pelo IDenuncias que ganhou a imprensa baiana, no famoso descontão de 22 milhões de reais, recebeu outras porrada pública em um curto intervalo, quando a justiça o tronou réu por corrupção em outro contrato, desta vez, o do lixo.

A pancadaria pública, levou o prefeito para UTI política, que na linguagem de bastidores, ele esta evoluindo para um piora significativa. Foi o que constatou a última pesquisa que o IDenuncias teve acesso, com a perda de popularidade e rejeição a seu governo municipal, derretendo politicamente em bairros periféricos do município.   

Vereadores rejeitados, mas nem tanto

Na pesquisa, os vereadores de Itapetinga estão amargando uma rejeição de 73%, isso seria fim de carreira para todos os edis, após sondagem questionar: “você votaria em um dos vereadores da atual Câmara de Itapetinga?”, a maioria afirmaram “não”.

Mas uma luz surgiu no final do túnel ao constar que mesmo crescendo a rejeição aos parlamentares, aqueles que afirmam em votar novamente em vereadores com mandatos deu um salto de 5,2% para 14%, tudo leva a crer que reação esta por conta da mudança de horários das sessões da noite para o dia, que deve ter criado a percepção que vereador trabalha.