Pesquisa: candidaturas nanicas e desgaste Rodrigo Hagge fazem explodir citação Cida Moura a prefeito

Pesquisa: candidaturas nanicas e desgaste Rodrigo Hagge fazem explodir citação Cida Moura a prefeito

Corrida 2024 é antecipado em levantamento que aponta disparada de Cida Moura e Vice-prefeito Renan Pereira superando com folga pré-candidaturas nanicas.

Ex-primreira-dama Cida Moura, nas ruas no pleito do ano passado com candidaturas petistas e de politicos do PSD.

Colaboradores do IDenuncias voltaram a ter acesso a nova pesquisa interna financiadas por políticos que querem o anonimato.  Com levantamento feito por telefone, após episódios das suspeitas dos contratos da luz; prefeito Rodrigo Hagge (MDB) virar réu por corrupção e a crise na saúde pública de Itapetinga. O levantamento aponta disparada de Cida Moura na corrida 2024, e queda de popularidade de Rodrigo Hagge, como também, forte rejeição a vereadores.

Por mais, que a opinião dessa coluna achar desnecessária e prematura tal pesquisa distante do pleito eleitoral no ano que vem, o IDenuncias revela o que pensa Itapetinga hoje, sobre seus políticos. 

Se a pesquisa serve para movimentar e esquentar a política de Itapetinga é um bom termômetro para que o eleitor comece a decidir qual melhor nome para governar a cidade.

E nomes é que não faltam para corrida a prefeito em 2024. Até o momento sugiram candidaturas consideradas nanicas na corrida do ano que vem como o de: Lucas Costa [genro do ex-prefeito José Carlos Moura], Romildo Teixeira [ex-vereador], Paulo da Geladeira, Eduardo Hagge [tio do prefeito Rodrigo Hagge], Alfredo Cabral [ex-vereador], Sibele Nery [vereadora do PT], Luciano Almeida [vereador] e Geraldo Trindade [ex-secretário de educação]. Esses, se lançam pré-candidatos na tentativa de frear ascensão Cida Moura que vem se tornando a cada-dia imbatível com surgimento de postulantes a prefeito de Itapetinga sem carisma popular.

Na pesquisa interna, entre as candidaturas anunciadas, até o momento, o vice-prefeito Renan Pereira desponta como melhor candidato a enfrentar a poderosa Cida Moura. Segundo lugar no levantamento, o vice-prefeito superar a soma de todos os candidatos nanicos. Porém em desvantagem larga a ex-primeira-dama de Itapetinga.

Cida Moura ocupa o topo com uma vantagem extraordinária na atual pesquisa. Para se ter ideia, a vantagem em comparação ao último levantamento realizado no fim de fevereiro deste ano, a ex-primeira-dama cresceu ainda mais, 8,78%. Infelizmente, o IDenuncias não tem autorização de revelar os números por acordo entre os financiadores das pesquisas.

Mas expõem dados que afeta diretamente prefeito Rodrigo Hagge. Como os impactos negativos dos contratos suspeitos da luz, onde reportagem exclusiva do IDenuncias ganhou a imprensa da Bahia, e dias após, a notícia que o prefeito havia virado réu por corrupção na justiça por conta do contrato do lixo. E para piorar o que já esta ruim, a crise na saúde pública de Itapetinga provocado pelo fechamento do Pronto Socorro do Hospital Cristo Redentor (HCR) contribuiu para ampliar a rejeição ao prefeito de Itapetinga.

A série de notícias negativas levaram desgastes acentuados à administração Rodrigo Hagge, que na opinião de pesquisados o que mais impactou a gestão foi a crise na saúde, e com dois pontos percentuais atrás, o prefeito ter se tornado réu por corrupção, em terceiro, o suspeito descontão milionários nos contratos da luz. 

No levantamento, a perda de popularidade do prefeito nos bairros centrais contribui para Cida Moura ampliar citação ao seu nome na escolha de novo prefeito de Itapetinga no ano que vem. Mesmo Rodrigo Hagge ainda estando bem nos bairros como o Centro, Camacan, Morumbi, maioria no São Francisco de Assis e Primavera. Demais bairros periféricos o prefeito derrete a cada escândalo ou acusações de suspeita de corrupção.

Levantamento aponta declínio do prefeito Hagge e forte rejeição a Câmara de Vereadores (VEJA AQUI)

Nesse levantamento, questionados por telefone dados chama atenção na melhora naqueles que deseja votar nos atuais vereadores: “você votaria em um dos vereadores da atual Câmara de Itapetinga?” Mais de 73%, responderam “não” ante 69,9%, e próximo de 14% afirmaram “sim” ante 5,2% os demais ficaram indecisos e não quiseram opinar.

A expressiva rejeição crescente aos atuais vereadores é um alerta para o ano que vem de eleição municipal, onde os postulantes a vaga no legislativo que sonham em sentar na cadeira de vereador podem entrar na disputa de igual para igual com os políticos com mandatos.

A falta de opção em candidaturas potenciais coloca Cida Moura no topo da preferência dos eleitores de Itapetinga e muito próximo da cadeira de prefeito em janeiro de 2025. Se nada abala a ex-primeira-dama na política, os enroscos pelos malfeitos do prefeito só contribuirá para uma devastadora vitória de Cida Moura em outubro de 2025. Assim, vai ser moleza!