Levantamento aponta declínio do prefeito Hagge e forte rejeição a Câmara de Vereadores

Levantamento aponta declínio do prefeito Hagge e forte rejeição a Câmara de Vereadores

Alta taxa de rejeição a Câmara de Vereadores e desgaste do prefeito Rodrigo Hagge é detectado em levantamento interno sobre o futuro da política de Itapetinga.

Levantamento aponta declínio do prefeito Hagge e forte rejeição a Câmara de Vereadores
Pesquisa apontam alta rejeição dos poderes municipais de Itapetinga. 

Em um levantamento realizado por telefone em Itapetinga por um instituto de pesquisa e encomendado por financiadores que exigem anonimato onde colaboradores do IDenuncias tiveram acesso. Avaliaram a gestão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), e atuação de vereadores na Câmara Municipal, como também, a credibilidade jornalística da imprensa de Itapetinga.

As últimas suspeitas de corrupção em contratos para trocas de lâmpadas e tentativa de arrocho nas taxas de iluminação públicas arquitetado pelo chefão da Prefeitura de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) pode ter sido fator por desmoronar a popularidade do prefeito emedebista com acentuada rejeição da Câmara de Vereadores.

Há 6 anos e três meses no comando do município, o Prefeito Hagge não resiste agenda negativa de inicio de 2023, com escândalos dos contratos da luz e investida na Câmara de Vereadores por mega-aumento nas taxas de iluminação pública e além do baixo investimento em obras no município, até serviços básicos na saúde e pavimentação de ruas são lançados para segundo plano e tudo indica está afetando o desempenho do governo municipal.

Contratos milionários da luz foram tentativas desastradas de corrupção na gestão Hagge. Entenda
Contratos milionários da luz foram tentativas desastradas de corrupção na gestão Hagge. Entenda (VEJA AQUI)

Com uma gestão aquém do prometido em campanhas eleitorais, a rejeição ao governo municipal Rodrigo Hagge cresce diante de críticas diárias sobre paralisia administrativa. Com uma atuação morna, sinais de desgaste político é visível em bairros periféricos considerado no passado reduto gabiraba como as vilas no entorno da Riachão e Isabel.

As perdas de popularidade do prefeito são nítidas em bairros com problemas estruturas graves como o Américo Nogueira e os bairros Quintas do Sul e Norte. Fora do entorno norte da cidade. Nova Itapetinga maior bairro do município, impulsiona a rejeição contra administração do jovem prefeito que é atingindo com força em moradias habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida espalhados pela cidade.

No levantamento por telefone registou ainda a manutenção da alta popularidade de Rodrigo Hagge em bairros próximo do Centro da Cidade, como Camacã, Morumbi e parte do Primavera, São Francisco, Clodoaldo e Camões, bairros considerados de baixo problemas estruturais.

Os números que deve agradar o prefeito de Itapetinga em popularidade são quase idênticos as votações setoriais de Lula e Bolsonaro na cidade na eleição 2022. O petista reinou nos bairros periféricos enquanto o ex-presidente derrotado foi absoluto em bairros próximo do centro da cidade.

Em Itapetinga, Lula vence em bairros periféricos já Bolsonaro nos centrais. Veja como foi o 1º turn
Em Itapetinga, Lula vence em bairros periféricos já Bolsonaro nos centrais. Veja como foi o 1º turno (VEJA AQUI)

O IDenuncias respeitará o pedido de não divulgar os números da rejeição, por questão estratégica de quem encomendou. Mas não deixa de avaliar o tamanho da rejeição do PT na cidade que não é maior do que Rodrigo Hagge, mas os números são próximos, mesmo com Lula vencendo na cidade na eleição passada.

O PT ainda esta longe de agradar a população de Itapetinga, assim como, o prefeito Rodrigo Hagge que foi reeleito com mais de 70% dos votos e em tão pouco tempo amarga um desgaste político surpreendente.

A boa nova no levantamento interno está na polarização de nomes a prefeito de Itapetinga no ano que vêm, o que pode descarta péssimos candidatos. Cida Moura e o vice-prefeito Renan Pereira são os mais cotados. A ex-primeira-dama é disparada a favorita a Prefeitura de Itapetinga. Abaixo do vice-prefeito em segundo lugar, registra nomes dos ex-vice-prefeito Alécio Chaves, Juraci Nunes, Gilson de Jesus, Paulo da Geladeira e o desconhecido Lucas Costa, ex-secretário estadual do governo Rui Costa (PT). A turma da rabadinha juntos não ultrapassa os 10%.

Para os desavisados eleitores de Itapetinga que não tem conhecimento que o prefeito Hagge não poderá concorrer para um terceiro mandato. O atual prefeito supera Renan Pereira em números, como candidato 2024, mas a soma dos dois se quer ameaça Cida Moura em 1º lugar.

O colaborador do IDenuncias perguntou a um dos financiadores do levantamento o porquê de uma pesquisa interna detalhada realizada tão distante da eleição? A resposta foi bastante direta “Para quem quer ganhar a eleição em Itapetinga, precisa dos votos das periferias. É lá que vitória esta.” Afirmou o financiador que pediu para que não seja divulgado ou compartilhado dados sobre a confiabilidade da imprensa local sobre publicações jornalística.  Que pena! Jogaram água no chopp.

Mas o que chamou atenção no levantamento foi a enorme rejeição da Câmara de Vereadores. E acredite! Supera e muito dois terço de 100%, que em cálculos é além dos 70%. A aprovação dos vereadores raspa o tacho em apenas 5,2%. Juro que estou incrédulo sobre essa aprovação, mas questão de gosto não se discute.

Vereadores de Itapetinga retoma os trabalhos com esforço de driblar a existência do 'trem da alegria’
Vereadores de Itapetinga retoma os trabalhos com esforço de driblar a existência do 'trem da alegria’ (VEJA AQUI)

Os números da Câmara de Vereadores é indicativo que serão usados na eleição do ano que vem ao vetar vereadores com mandatos em determinadas legendas para não serem afetados com gigantesco desgaste político.

A pesquisa não citou o ‘trem da alegria’ na Câmara de Vereadores, mas podemos deduzir que a rejeição acima de 70% é um conjunto de erros dos vereadores em acharam que poderiam passar a perna na população ao criar na calada da noite uma série de benefícios como Férias, 13º salário, reajuste nos salários, verbas extras: gabinete e combustíveis para vereadores, além de ameaçarem a população com aumentos de taxas de iluminação pública.