Sem checar, blogs publicam ‘fake’ sobre morte de ex-prefeito de Itororó onde estado de saúde é gravíssimo

Sem checar, blogs publicam ‘fake’ sobre morte de ex-prefeito de Itororó onde estado de saúde é gravíssimo

Piora no estado de saúde do Ex-prefeito de Itororó produziu um série de notícias falsas sobre morte de Edineu Oliveira, vindas do WhastApp e blogs baianos.

Ex-prefeito Edineu Oliveira governou a cidade de Itororó por três vezes, teve morte anunciada por blogs, mas seu estado de saúde é considerado gravíssimo. 

A semana começou com pedidos de desculpas de grande parte dos blogs baianos que reproduziram informações precipitadas vindas da cidade de Itororó na manhã do domingo, 14. Sem a devida checagem com familiares do ex-prefeito Edineu Oliveira, noticiaram o falecimento do político itororoense que governou o município por três vezes.

O estado de saúde do ex-prefeito de Itororó é considerado ‘gravíssimo’ e segundo fonte familiar o quadro é de aparente ‘irreversível’. Edineu Oliveira respira com ajuda de aparelhos e decisão da família que se encontra em Salvador será decisivo para o desfecho.

Com boatarias vindas de grupos de WhastApp de moradores de Itororó nas primeiras horas da manhã do fatídico domingo, um blog da cidade noticiou o falecimento do ex-prefeito sem antes checar com familiares do político. Em Itapetinga cidade vizinha, blogs turbinaram a falsa noticia da morte que logo dominou sites de outras cidades.

Com informações precisas na segunda-feira (15), uma onda de “errata” dominou a maioria das manchetes dos blogs. A palavra ‘errata’ que na verdade foi uma mancada de blogueiros, noticiaram que o ex-prefeito não teria morrido e que seu estado de saúde é grave. Mas era tarde, o estrago havia sido feito por um simples detalhe: a falta de checagem na notícia.

Os blogueiros de Itororó e Itapetinga agiram no episódio do ex-prefeito de Edineu Oliveira como ‘fofoqueiros’ desinformados, que ao noticiar um fato “fake” não avaliaram as consequências desrespeitosas que abalou familiares já fragilizados com o estado de saúde do popular e carismático ex-prefeito de Itororó.