Pesquisa aponta caminho sem volta na polarização de prováveis candidaturas a prefeito de Itapetinga entre Cida Moura e Eduardo Hagge.
Pré-candidaturas de Cida Moura e Eduardo decolam em pesquisa e indica polarização na eleição 2024. |
As porteiras das candidaturas a prefeito de Itapetinga estão fechadas para 2024, é o que indica ‘pesquisa 3’ encomenda por financiadores de Itapetinga. Com Cida Moura tomando dianteira e liderando com muita folga sobre o segundo colocado, o ‘gabiraba-mor’ tio do atual prefeito Rodrigo Hagge, o Eduardo Hagge (MDB) tenta ganhar fôlego para reduzir a esticada margem de diferença que o separa da ex-primeira-dama.
A redoma criada entorno dos prováveis adversários na eleição 2024 deve colocar lulistas e gabibarabas bolsonarista de volta a trincheira eleitoral no ano que vem. A ‘pesquisa 3’, não só indicou a bolha da polarização entre Cida e Eduardo, como também, revelou que pré-candidaturas inexpressivas não tem vez no próximo pleito.
De cara, os eleitores não deram bola para os pré-candidatos: Romildo Teixeira (PDT), Reinan Gusmão e o blogueiro/advogado Davi Ferraz (MDB), esses, se quer pontuaram no levantamento. A rigidez na escolha por parte dos eleitores Itapetinga desprezaram até o vice-prefeito Renan Pereira (União Brasil), que comeu poeira junto com demais pré-candidaturas: Lucas Costa [genro do ex-prefeito José Carlos Moura], Paulo da Geladeira (DC), ex-vereador Alfredo Cabral/ PSD, vereadora Sibele Nery [PT), vereador Luciano Almeida e o ex-secretário de educação Geraldo Trindade.
Pesquisa 3: Cida Moura amplia mais 2 pontos, Eduardo Hagge cresce 9 e vice Renan Pereira fica para trás (VEJA AQUI) |
Como IDenuncias havia antecipada em publicações anteriores, o eleitorado de Itapetinga busca novidade na política, e o desejo de mudança não incluiu políticos da velha guarda. Como Cida Moura e Eduardo Hagge não são do metiê das disputas políticas no município as opções de destaque na pesquisa, é o que restou para eleição municipal.
Mesmo consolidado na segunda colocação, o emedebista Eduardo Hagge têm jornadas duras pela frente. Antes mesmo de pensar em reduzir a larga margem de diferença para Cida Moura, terá que convencer além dos seguidores do gabirabismo que seu nome não é um negócio de família na Prefeitura, e que ele ira fazer uma gestão melhor que seu sobrinho [Rodrigo Hagge], e com atenuante básico, dizer que será um prefeito honesto em sua eventual administração.
O gabiraba-mor da segunda cria dos Hagges, ainda terá que resolver a visível e gritante fragmentação da aliança MDB/União Brasil, com seguidas invertidas dos seguidores de Michel Hagge de priorizar candidatura de Eduardo e deixar o vice-prefeito Renan Pereira (União Brasil) para trás.
Para a líder, Cida Moura, os caminhos reservados são mais tranquilos para tocar sua campanha. Carismática, a ex-primeira-dama não terá dificuldade em aproximar dos eleitores e muitos menos encontrar obstáculo na sua jornada de candidata a prefeita, já que ela conta o apoio do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT). Apoio, esse, que selou candidatura e espantou de vez qualquer chance de racha opositor.
Atualmente, Cida Moura encontra resistência em uma insignificante ala do PT de Itapetinga, mas nada que um puxão de orelha vindo do Palácio de Ondina resolva o problema dos insurgentes petistas.
Rejeição a Câmara de Itapetinga é de 66%, com apenas 7% de aprovação (VEJA AQUI) |
A um ano e 2 meses da eleição municipal, as cartas estão na mesa. Os candidatos principais mostram as caras, assim como, os eleitores demostram o que querem para 2024.
Como na eleição presidencial passada, Lula e Bolsonaro foram bolhas de difícil penetração para outras vias políticas. Itapetinga caminha para mesma direção com Cida Moura Vs Eduardo Hagge.