Após vendaval, Itapetinga contabiliza estragos e prejuízos

Após vendaval, Itapetinga contabiliza estragos e prejuízos

Vendaval com chuvas fortes no sábado leva pânico e prejuízos a moradores Itapetinga e deixa a cidade em alerta. 

Após vendaval, Itapetinga contabiliza estragos e prejuízos
Explosão em subestação elétrica, enxurrada nas ruas, destruição de casa e pontos comerciais por vendaval deixa o município em alerta.  

O clima deste domingo, 27, em Itapetinga é nublado e de possibilidade remota de chuvas, depois do pesadelo que a cidade viveu no dia anterior de sábado de vendaval e chuvas fortes.

Uma explosão seguida de incêndio na subestação de energia elétrica da Coelba em Itapetinga que levou a um apagão na cidade era sinal que a mistura de chuva forte acompanhada com um inesperado vendaval faria mais estrago do que se imaginava.

Uma imprevisível ventania que ultrapassou em alguns pontos da cidade ventos de até 50 km arrancaram telhados, derrubaram árvores, postes de energia elétrica, praças destruídas, além de registrar queda de muros.

Os ventos foram tão fortes que telhas e tampas de caixa d’agua plástica voaram para todas as direções como balas de canhão ao atingirem outras residências, veículos estacionados nas ruas, janelas e vidraças. Para ter ideia do perigo, o peso de uma tampa de caixa d’agua flutuando com ventos acima de 40 km pode matar uma pessoa se for atingida.

Veja sequencia de alguns vídeos compartilhados nas redes sociais por moradores de Itapetinga que registaram cenas de explosão da subestação da Coelba, destruição de comércio, chuvas atingindo a estação rodoviária e fio elétricos sendo partidos com ventos fortes:


Esse foi o clima de terror que viveu a maioria das pessoas de Itapetinga que amanheceu contabilizando os estrago e prejuízo. O difícil é encontrar na cidade uma pessoa que não foi vitima do repentino vendaval do sábado (26/08). A relatos de muitos aparelhos elétricos foram danificados após sequencia de três quedas seguidas da energia elétrica com explosão da subestação da Coelba. 

Com ruas que mais parece zona de guerra, os prejuízos ainda serão calculados. Mas uma coisa é certa, os preços de telhas e alguns materiais de construção irão disparar na segunda-feira, 28, em Itapetinga. 

Então, vai uma dica. Reúna amigos e vizinhos e comprem todo material de construção em outra cidade para fugir de comerciantes especuladores do caos. O governo municipal precisará dobra a fiscalização ou cidadão serão assaltados legalmente.

Agentes da Prefeitura de Itapetinga estão nas ruas na operação ‘vida que segue’. Para o governante municipal socorrer residências de famílias humildes sem recurso financeiro para concertar os estragos e manter a cidade na normalidade terá  tarefa difícil e custosa para o município, mas terá que ser feita. Agora é orar, ou rezar para que ventos como de sábado fique no passado e que chuvas não volte a cair por enquanto.

A energia elétrica esta sendo restabelecida aos poucos na cidade após explosão na subestação da Coelba. Bairros centrais a energia chegou às residências por volta das 9hs da manhã deste domingo. Segundo a Coelba espera restabelecer a energia total na cidade até meio-dia.