OPINIÂO: Grupos de WhastApp salva Itapetinga de temporal

OPINIÂO: Grupos de WhastApp salva Itapetinga de temporal

Grupos de WhatsApp foram responsáveis por alertar população sobre vendaval destrutivo em Itapetinga a não permitir que pessoas saíssem as ruas. 

OPINIÂO: Grupos de WhastApp salva Itapetinga de temporal destrutivo
Itapetinga é alertada por grupos de WhastsApp sobre consequência de tempestade que caiu na cidade.

Os estragos causados com uns dos maiores vendavais que Itapetinga já enfrentou em sua história sacudiu a cidade e provocou prejuízos que deve levar muitas famílias ao vermelho financeiro para recuperar o que o vento levou. Felizmente não houve vitimas, só prejuízos materiais, que infelizmente custa o suor de cada-dia.

As perdas só não foram maiores graças as rede sociais motorizadas pelos grupos de WhastApp que dispararam os sopros aterrorizantes da natureza quase em tempo real. Imagens de ventos que atingia mais de 50 km de velocidade foram capazes arremessar pedras do chão, objetos como baldes de aço viraram papeis e muitos detritos de telhas trituradas pelos ventos fortes se tornaram estiletes que atingiram outras residências com força incomparável. Veja Vídeos:

Números de feridos na tempestade em Itapetinga? Quase zero! Isso graças a uma rede social acusada de ser antro das fake News, que no momento de socorro, um grupo formado por moto-taxistas e cidadãos anônimos transformou-se em escudo poderoso ao enviar cenas de um temporal onde sair de casa no meio de tempestade de ventos fortes seria suicídio.

Os ventos eram tão torrenciais que tampas de caixa d’agua de plásticos viraram discos voadores a serviço da morte. Calculando o peso de uma tampa PVC com a velocidade dos ventos de mais de 50 km p/hora se atingisse um cidadão a probabilidade de sair com vida seria de menos de 10 %, segundo pesquisa na Internet.

Mesmo sem energia elétrica após explosão de subestação da Coelba de Itapetinga, muitos celulares ainda funcionava com sinais de dados moveis das operadoras. Levando muitos itapetiguenses a ligarem para seus familiares alertando para não saírem de suas casas e tirarem aparelhos das tomadas para não danificarem os objetos.

Após vendaval, Itapetinga contabiliza estragos e prejuízos
Após vendaval, Itapetinga contabiliza estragos e prejuízos (VEJA AQUI)

Recado tardio para algumas famílias que perdão quase todos os eletrônicos das residências como: roteadores de wi-fi, geladeiras, micro-ondas, maquinas de lavar, ar condicionados e rádios modernos, além de outros objetos eletrônicos após explosão da subestação da Coelba em Itapetinga.

Nas redes sociais corajosos internautas anônimos tiveram a valentia de estarem filmando dentro do olho da tempestade enquanto muitos em sua casa tiveram o temor de vê o que estavam acontecendo no lado de fora, mas não por covardia, e, sim, por inteligência de não serem vitimas fatais do maior vendável da história de Itapetinga. Parabéns, conterrâneos itapetinguenses por pensarem uns nos outros.