Cida Moura será candidata da oposição a prefeita de Itapetinga

Cida Moura será candidata da oposição a prefeita de Itapetinga

Escolha por Cida Moura veio após pressão do senador Otto Alencar que cobrou definição do chefe do Palácio de Ondina.

Cida Moura pode se tornar a primeira prefeita na historia do município de Itapetinga.

Tudo indica que a batida de martelo no Palácio de Ondina cravou na ex-primeira-dama Cida Moura do PSD como candidata a prefeita de Itapetinga pela oposição. A decisão veio após uma série de imbróglios criado por petistas que desejava o vereador João de Deus como prefeiturável pela legenda dos trabalhadores.

A escolha por Cida já havia sido tomada a meses, mas chancelada a poucos dias que a candidata do senador Otto Alencar (PSD) estaria na preferência do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), após cobranças por definição do Congressista baiano ao chefe do Palácio de Ondina.

Segundo palacianos, fator culminante na escolha da ex-primeira-dama de Itapetinga estaria em uma série de pesquisas encomendadas por aliados do govenador da Bahia que revelava a liderança de Cida Moura em todos os recortes nos levantamentos de opinião.

Até o fechamento desta matéria, não é certo que o vice-prefeito que deva compor a chapa opositora será a do vereador João de Deus do PT, que vêm resistindo a ideia de ser vice. O sonho do parlamentar e atual presidente da Câmara de Itapetinga seria a cabeça de chapa opositora, mesmo petistas da cúpula municipal sabedores das dificuldades em eleger o vereador em decisões que seriam tomadas por Salvador, e não por partidos de Itapetinga.

A resistência petista de Itapetinga a Cida Moura durou até o último fim de semana, com senador Otto Alencar pressionando o Palácio de Ondina com recados que não abriria mão da candidatura da ex-primeira-dama.

A imposição do senador do PSD deixou o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) acuado e sem ação, ao ponto de buscar apoio do deputado federal Antônio Brito (PSD), onde esse, emitiu sinais que não se meteria em encrenca de Itapetinga por ser candidato favorito de Lula à presidência da Câmara dos Deputados e precisaria do apoio do senador Otto no Congresso Nacional de mesmo partido.

O recuou do deputado estadual Pinto, teve compromisso que palacianos não alardearia os conflitos entorno da candidatura Cida Moura. Um pedido, esdrúxulo do deputado em um poder de difícil guarda de segredos políticos.

A opositora .....

Cida Moura vai para campanha eleitoral na quinzena de agosto com uma musculatura ganha na eleição geral dos petistas Lula e Jerônimo. Ao ir para ruas na eleição 2020 defender seus candidatos a deputados, senador, governador e presidente. A vitória de Lula em Itapetinga contra Bolsonaro a projetou como candidata a prefeita, ao ponto de o nome da ex-primeira-dama ser soberana nas ruas como única candidata a prefeita 2024.

Tardiamente, os governistas gabirabas perceberam que o nome da ex-primeira-dama era único nas ruas como sucessora do atual prefeito. Fator, que levou o MDB local a lançar diversos nomes para contrapor ascensão de Cida Moura.

Mas era tarde. O nome de Cida havia ganhado fôlego e sua pré-candidatura crescia sem que ela anunciasse sua tendência de concorrer a Prefeitura de Itapetinga, de um anúncio de pré-candidatura que ocorreu em meados de março deste ano.

Cida chega à convecção partidárias liderando todas as pesquisas internas encomendas pela própria oposição e governistas. Até o momento não há qualquer pesquisa que a projete fora do topo. Dois fatores contribuem para o favoritismo popular: a fome do eleitorado por mudança na Prefeitura e pelo fato dela ser uma novidade na eleição de escolher a primeira prefeita, em uma cidade onde eleitorado é de maioria feminina.