Presidentes de partidos enganaram candidatos a vereadores com falsa promessa de dinheiro de fundo partidário para bancar campanhas.
Promessa de fundo partidário a candidatos a vereadores é motivo de revolta em Itapetinga. |
Em Itapetinga um número expressivo de candidatos a vereadores de diversos partidos estão na broca com presidentes de suas legendas após a descoberta que dinheiro de fundo partidário para bancar as campanhas era conversa fiada de dirigente.
De R$ 10 mil a 20 mil reais, essa, era a promessa de presidentes de partidos para persuadir pessoas a lançar candidaturas a vereadores em suas legendas. Onde o dinheiro bancaria as candidaturas que teria limites de gastos de até R$ 36.634,74.
Uma promessa de dirigentes que durou até a chegada do pleito eleitoral, quando os candidatos começaram a cobrar pelo dinheiro do tal ‘fundo partidário’. E logo descobriram que a grana do ‘fundão bilionário’ que supostamente chegaria em Itapetinga, mal daria para bancar os santinhos para as candidaturas. Onde os postulantes são alertados para poupar o material de campanha, já que só teriam aquelas remessas.
Em fúrias, alguns candidatos a vereadores ameaçam abandonarem as candidaturas e virarem laranjas de propósitos com intenção de prejudicar um eventual candidato em caso de eleição.
Como alguns postulantes a vaga de vereadores irritados com a falsa promessa, esses deram prazo até o início de setembro para o presidente da legenda liberar o dinheiro do fundo, ou, caso contrário irá para suas redes sociais publicar apoio a outros candidatos que não seja do partido.
Para conter a debanda, alguns dirigentes partidários chegam a prometer emprego na Prefeitura em caso de vitória de seu candidato a prefeito, que ainda usaria seu eventual vereador eleito para fazer pressão por cargos no Executivo Municipal.
O fundo partidário de mais de 5 bilhões de reais, é um privilégio que chega para poucos vereadores com mandatos. Geralmente o dinheiro fica restrito a campanha de presidente, senador e deputados federais e alguns estaduais.
Em cidade de médio porte como Itapetinga, o dinheiro partidário chega as candidaturas a prefeito, já as de vereadores a grana míngua que mal dá para impressão de santinhos. Isso, se o partido tiver direito ao fundo partidário, nem todas as legendas recebem o dinheiro público.
Começa pra valer a eleição em Itapetinga com Cida, Eduardo e Alfredo a prefeito e 196 candidatos a vereadores (VEJA AQUI)
Itapetinga vai para eleição com recorde de candidaturas a vereador motiva com dinheiro do 'fundão' para bancar as campanhas, foram registrados 196 candidatos e três a prefeito de 12 partidos e uma federação de legendas.