Blogs batalham para provar quem está com a verdade sobre contratos da Câmara

Blogs batalham para provar quem está com a verdade sobre contratos da Câmara

Blogs de oposição e governista rivalizam para provarem quem está com a verdade no caso dos contratos da Câmara de Itapetinga

Blogs batalham para provar quem está com a verdade sobre contratos da Câmara
Na imagem, blogs Cidade Acontece e Sudoeste Hoje. Foto montagem IDenuncias

Desde famigerado discurso em vídeo nas redes sociais que culminou com demissão do Secretário Nacional da Cultura, Roberto Alvim, que citou trecho de um discurso do Chefe da Propaganda Nazista, Joseph Goebbels. Podemos afirmar que alguns blogueiros de Itapetinga de certa forma tentam incorporar em seus sites um pouco de Goebbels, e sua celebre frase que “Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade.”.

Em Itapetinga, o clima que não é nada amistoso entre blogueiros, longe da harmonia vivida em outrora entre profissionais e amadores da comunicação. Por aqui, eles tornam-se facilmente inimigos por conta dos interesses políticos, ao expor em seus sites, uma rivalidade que coloca o cidadão a refletir sobre quem está com a verdade.

Como sempre a estrela e alvo de frequentes denuncias é a presidente da Câmara de Itapetinga, Naara Duarte, que em publicação de dois sites rivais colocaram o cidadão a prova sobre o suas manchetes, quando um publica que denuncias contra Naara é falsa, outro, demente e diz que denuncias contra Naara não se trata de fake news [noticias falsas], e tudo é verdade.

Entre verdade e mentira na política, nós cidadãos aprendemos a conviver com o passar dos anos. Sobre as manchetes dos blogs, se trata do Sudoeste Hoje, visto como governista e do Cidade Acontece, tido como opositor.

“MP MANDA ARQUIVAR MAIS UMA DENÚNCIA FALSA DA OPOSIÇÃO CONTRA A VEREADORA NAARA DUARTE” Essa é a manchete do blog Sudoeste Hoje, o chamariz da matéria coloca em dúvida a veracidade dos fatos sobre os contratos sob suspeitos da Câmara, com empresas ligadas a Naara. Já no blog opositor destaca “MAIS UMA “FAKE NEWS” É DESMENTIDA: DENÚNCIA SOBRE A VEREADORA NAARA DUARTE FEITA PELOS VEREADORES DE OPOSIÇÃO CUMPRIU SEU OBJETIVO E CONTRATO TEVE DE SER ANULADO”.

Diante impasse exposto pelos blogs, sobre os contratos do Poder Legislativo, o IDenuncias foi atrás dos fatos reais com base em publicações feita pelo Ministério Público de Itapetinga e pelo Diário oficial da Câmara Municipal de Itapetinga, apesar do IDenuncias ser o primeiro site a revelar as irregularidades em contratação de empresas sem licitação, entre essas empresas, a de parente da presidente da Câmara de Itapetinga.


Notificação do Ministério Publico arquivando Caso Planner, após cumprimento de exigências do promotor de justiça. Imagem extraída do Sudoeste Hoje.

A empresa que motivou o imbróglio, é a Planner Consultoria, Assessoria e Serviços –ME. No blog ligado a ala governista [Sudoeste Hoje], tenta provar através de notificação do MP de Itapetinga, que denuncias apresentadas por vereadores de oposição eram falsas. Na notificação, promotor de justiça, Gean Carlos Leão, arquiva denuncia, que segundo publicação do site seria em referência a empresa Planner.

Porém, nem tudo foi dito, o Sudoeste Hoje, deixou escapar talvez propositalmente, já que o dono do site é assessor jurídico da Câmara de Itapetinga na gestão Naara Duarte, que o Ministério Público de Itapetinga, só arquivou o Caso Planner, devido o cumprimento das recomendações do Promotor de Justiça, que obrigou praticamente a presidente da Câmara, a rescindir o contrato em prazo de 10 dias com a empresa e abrir um processo licitatório de concorrência publica. De acordo Diário Oficial da Câmara de Vereadores, a presidente cumpriu as exigências do MP de Itapetinga.

Parte de decisão do Ministério Público, que obriga Naara a rescindir contrato da Planner no prazo de 10 dias.

Na quebra de braço entre os blogs rivais curiosamente destacam em suas publicações idêntica foto com os vereadores de oposição, tudo para provar quem está escrevendo a verdade. No site dito como opositor, concluímos que o fato publicado consiste em verdade. Graças as denuncias dos vereadores de oposição na Câmara, o Ministério Público recomendou o cancelamento dos contratos de até empresas de parente de Naara.

Contrato rescindo pela Câmara de Itapetinga com a Planner após recomendação do Ministério Público

Em setembro do ano passado, o IDenuncias, publicou a guerra dos blogs em Itapetinga, na matéria jornalística, destacou a rivalidade entre blogueiros e radialistas, influenciados no jogo da politica no município. No conflito, destacou a rivalidade entre os blogueiros Rivadávia Ferraz [Sudoeste Hoje] e Roberto Alves [Cidade Acontece], onde ambos são provocativos ao ponto de alto se titularem de ‘blog do careca’ e ‘blog do cabeludo’.