Bahia registra 23 casos suspeitos do coronavírus; Vitoria da Conquista entre as cidades

Bahia registra 23 casos suspeitos do coronavírus; Vitoria da Conquista entre as cidades

A Bahia já registrou 73 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, maioria descartada após exames laboratoriais.

Bahia registra 23 casos suspeitos do coronavírus; Vitoria da Conquista entre as cidades
Na Bahia, 73 casos notificados com suspeita do coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial. Foto Montagem IDenuncias.

Novos dados da Secretaria de Saúde da Bahia divulgado na tarde desta quinta-feira (5) registrou 73 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial. Segundo a Secretaria do Estado.

Entres as cidades da ocorrência das suspeitas do coronavirus esta a vizinha Vitória da Conquista, a 100km de Itapetinga.  As demais cidades com suspeitas: Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Sant Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Tucano. 

A secretaria do Estado esclareceu que estes município representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais, são números dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento em outra classificação como por exemplo, uma vírus de uma gripe comum.

Em dados mais atualizados,  subiu para oito o número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil. As informações são de plataforma do Ministério da Saúde criada para monitorar dados sobre a doença. Até o dia anterior, o país tinha apenas três casos confirmados.

Segundo o Ministério, entre os novos registros estão dois casos de transmissão local, ambos em São Paulo. Esses são os primeiros casos ocorridos dentro do país, em pacientes sem histórico de viagens.

De acordo com o secretário de vigilância em saúde do ministério, Wanderson Oliveira, como os casos estão ligados entre si, ainda não se pode dizer que há uma transmissão sustentada ou comunitária no país.

"Isso significa que o vírus não está produzindo doentes que não conseguimos identificar qual é a fonte. Todos os casos têm histórico de viagem ou histórico de contato com caso confirmado", disse. "O vírus está circulando dentro de um cluster [grupo]. É como se eu tivesse falando de uma transmissão restrita."

Entre os casos confirmados até o momento, seis são em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Um outro, registrado no Distrito Federal, deu positivo para o vírus em um exame da rede privada e aguarda contraprova.

No Brasil subiu para 636 o número de possíveis casos ainda em investigação. Outros 378 já foram descartados após exames. Esse números atualizados até a tarde desta quinta-feira (5).