Coronavírus chega à Bahia; primeiro caso em Feira de Santana

Coronavírus chega à Bahia; primeiro caso em Feira de Santana

A Bahia confirmou a primeira paciente com coronavírus, uma moradora da cidade de Feira de Santana de 34 anos que retornou da Itália.

Coronavírus chega à Bahia; primeiro caso em Feira de Santana
Primeiro caso do coronavírus confirmado na Bahia


A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso de coronavírus no estado. Trata-se de uma mulher de 34 anos que mora na cidade de Feira de Santana (a 109 km de Salvador).

Segundo Sesab, a paciente infectada com novo vírus retornou da Itália em 25 de fevereiro deste ano, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação.

“O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é a referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje.” Afirmou a Secretaria de Saúde em site governamental.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), comentou ao Correio da Bahia, sobre a confirmação de um caso de coronavírus no município. Colbert usou as redes sociais para dizer que a paciente, uma mulher de 34 anos, está sendo monitorada e frisou que não há motivo para pânico. Esse foi o primeiro caso de coronavírus positivo na Bahia.



“A paciente está estável, assintomática, em isolamento para evitar contatos com outras pessoas. Asseguramos que todo o caso está sendo acompanhado com toda atenção pela nossa Secretaria de Saúde e pelo CIEVS/BA. Esse é o atual cenário, peço a todos que não espalhem Fake News”, disse em uma publicação no twitter.

Este é o primeiro caso registrado no Nordeste. Até agora, os outros casos tinham sido registrados no Sudeste (seis em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro).

Em sua conta no Twitter, o secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que "todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste".



O monitoramento no estado é realizado pelo Cievs (Coordenação de Informação e Investigação Estratégica de Vigilância em Saúde) e Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

Na mensagem, o secretário disse que, apesar da confirmação do primeiro registro da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) na Bahia, não há qualquer motivo para pânico.

Ontem a Secretária de Saúde da Bahia, havia informado que registrou 73 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial. Em todas as suspeita um foi confirmado na manhã desta sexta-feira (6).