Coronavírus: Itapetinga decreta barreira sanitária e fechamento do comércio

Coronavírus: Itapetinga decreta barreira sanitária e fechamento do comércio

Diante 3º caso suspeito do coronavírus, prefeito decretou barreiras nas estradas e fechamento do comércio local a partir da amanhã (24).


Coronavírus: Itapetinga decreta barreira sanitária e fechamento do comércio
Estrada de acesso a cidade de Itapetinga/Bahia

Com a confirmação do terceiro caso suspeito do coronavírus, o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), decretou novas medidas emergência pra conter o avanço da pandemia. Entre as medidas, fechamento do comércio local e barreiras sanitárias nas estradas de acesso ao município.

O decreto publicado nesta segunda-feira, (23), estabelece plano de ação nas estradas que ligam Itapetinga a Itororó, Macarani e Itambé. Criando barreiras sanitárias nessas vias de acessos. A nova medida é impedir que cidadãos de outras cidades entrem no município portando o novo vírus. Para isso, a Secretaria de Saúde terá o suporte da 8º Companhia Independente da Policia Militar de Itapetinga.

Segundo site oficial da Prefeitura, no domingo, 22, o Gabinete de Crise se reuniu com membros da administração pública e representantes da CDL, OAB e Sindicato Rural. Junto, o grupo traçou estratégias que obrigou o prefeito a baixar novos decretos, que desta vez atingiu o comércio local.

Sem a presença da Policia Militar, Gabinete de Crise decidem pelo fechamento do comércio de Itapetinga

Pela decisão do Gabinete de crise, a partir desta terça-feira, (24) até 05 de abril, o comércio será fechado, permitindo o funcionamento apenas de serviços essenciais como setor alimentício, supermercados, farmácias, vendas de gás e água entre outros.

Já os serviços bancários, deverão respeitar as recomendações do Banco Central de prevenção. Assim, como as indústrias, deverão intensificar limpeza, disponibilizar álcool em gel e manter espaço mínimo determinado pelo Ministério da Saúde. Afirmou o site oficial.

O Banco Central (BC) determinou que as agências bancárias ajustassem seus horários de atendimento ao público. A medida visa garantir a prestação dos serviços essenciais e evitar riscos de contaminação pelo coronavírus. O BC recomenda que os clientes dos bancos evitem ir às agências, utilizando a internet e, se necessário, os caixas eletrônicos para realizar os serviços.

Em Itapetinga, os bancos decidiram por limitar o numero de pessoas a circular dentro das agências. Infelizmente as medidas restritivas estão provocando filas fora das agências, se a nova ordem é não aglomeração o mau exemplo salta os olhos. Com o fechamento do comércio estas filas tende a reduzirem.