54% dos brasileiros querem o impeachment de Bolsonaro

54% dos brasileiros querem o impeachment de Bolsonaro

Com saída de Moro, popularidade de Bolsonaro desaba a ponto de 54% querer o impeachment e 64% reprovar o governo.


54% dos brasileiros querem o impeachment de Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro enfrenta que queda busca na popularidade e aumento de pedido de impeachment de brasileiros e políticos


Tá custando caro para presidente da republica Jair Bolsonaro a saída forçada do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro do governo, no episódio da interferência do presidente na Polícia Federal (PF) que terminou com a demissão do diretor-geral da entidade Mauricio Valeixo. Pesquisa divulgada pelo site El País/Brasil, aponta que (54%) é favorável a um processo de impeachment contra Bolsonaro.

Na ânsia de proteger político aliados e seus filhos de investigações da PF, Jair Bolsonaro decidiu arriscar um enfrentamento direto com Moro, um poderoso aliado, que vinha apresentado alta popularidade nas pesquisas Datafolha, muito superior a do presidente, isso custou caro a Bolsonaro que alcança o menor patamar de apoio desde que chegou a presidência da republica. 

De acordo com El País/Brasil, pesquisa realizada pela consultoria Atlas Político, a maioria dos entrevistados (54%) é favorável a um processo de impeachment contra Bolsonaro. O presidente já vinha com queda na aprovação de seu Governo desde fevereiro diante de seu comportamento errático durante a crise do coronavírus , com a demissão de seu ministro mais popular afetou seu capital político: 64,4% responderam que desaprovam seu desempenho enquanto 30% o aprovam. Enquanto isso, o ex-ministro Sergio Moro fortalece a sua imagem pública e vê sua aprovação chegar a 57%, índice que não alcançava desde a suspeição levantada sobre a sua atuação como juiz após o vazamento de mensagens de integrantes da força-tarefa da Lava Jato. Disse o El País.

A pesquisa do Atlas Político feita com 2.000 pessoas entre os dias 24 e 26 de abril e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, mostra ainda que 68% dos entrevistados discordam da demissão de Valeixo da direção da Polícia Federal por Bolsonaro enquanto 72% concordam com as críticas feitas por Moro ao presidente, como a alegação de tentativa de interferir politicamente em investigações da PF.

Segundo o site, o criador do instituto Atlas Político cientista político Andrei Roman justificou ao afirmar uma tendência na queda busca na popularidade e o desejo dos brasileiros pelo impeachment de Bolsonaro. “Há uma queda sem precedentes da imagem positiva que o presidente tinha na nossa série histórica. Isso se reflete em várias perguntas relacionadas, como a pergunta sobre o impeachment. Pela primeira vez, a gente observa uma maioria a favor num momento em que se começa a discutir mais sobre isso, o que pode criar uma pressão popular sobre o Congresso”.

Diante de quadro crítico, o presidente Jair Bolsonaro vem fazendo alianças com aliados até então imaginário no governo, com políticos da legenda do chamado Centrão, formado por siglas como PP, Republicanos, PSD e PTB. Na liderança desses partidos, velhos políticos conhecidos pelos brasileiros: Roberto Jefferson, Valdemar Costa Neto, Ciro Nogueira, Gilberto Kasab, Arthur Lira, figuras públicas acusados de corrupção na Lava jato e no Mensalão do PT. Roberto Jefferson e Valdemar Costa Neto foram condenados no Mensalão do PT e cumpriram prisão.