Comércio aberto e aumento de casos do coronavírus é a mistura perfeita para uma tragédia em Itapetinga

Comércio aberto e aumento de casos do coronavírus é a mistura perfeita para uma tragédia em Itapetinga

Aumento de casos do coronavírus em Itapetinga, assusta a população, mas não os empresário que exigem a reabertura do comércio.

Comércio aberto e aumento de casos do coronavírus é a mistura perfeita para uma tragédia em Itapetinga
Com aumento de casos do coronavírus em Itapetinga, prefeito insiste na reabertura do comércio em um gesto de agrado a empresários. 

Parece que a lição de imprudências e afrouxamento a quarentena em alguns Estados que culminaram com multiplicação de casos do coronavírus não estão servindo de alertar as autoridades de Itapetinga, sobre a gravidade da pandemia, se caso, prossiga com a malucada ideia de reabrirem o comércio no pico disseminação do vírus que avança em todo país.

O novo coronavírus demonstrou o seu potencial destrutivo esta semana, multiplicando a cada amanhecer com números de mortos e infectados. Segundo o Ministério da Saúde esta no começo do da ascensão da curva do contágio. Imagine quando chegar o dia do tenebroso pico.

Há poucos dias estamos acompanhando o desenrolar de uma invertida da prudência contra a irresponsabilidade, ao vê um presidente da republica com sede sangue dando pouca ou nenhuma importância para vida do cidadão, enquanto do outro lado à dose medicinal para a população não contrair o vírus fatal, prescrevendo a receita ideal em tempo de pandemia, o ‘isolamento social’, já que não a cura para doença.

A cidade do Rio de Janeiro, vitrine da metrópole mundial, é exemplo para outros municípios brasileiros, que com o vírus não dá para se descuidar com isolamento social. Em março (27), o prefeito Marcelo Crivella autorizou a reabertura do comércio seguindo a recomendação do presidente Bolsonaro, na oportunidade o Rio registrava poucos casos do coronavírus. Com a multiplicação de casos em poucos dias mandou fechar novamente e hoje, promete que a capital fluminense não chegará ao caos.

No sábado (11) a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), emitiu uma nota técnica apontando que a decisão de flexibilizar as medidas de isolamento social em meio à pandemia do coronavírus pode gerar ação por improbidade administrativa contra prefeitos e governadores responsável, caso essa decisão não esteja respaldada tecnicamente. O MPF fala em ação por improbidade administrativa que pode resultar em ressarcimento dos danos à sociedade, perda da função pública e inelegibilidade.

A preocupação do MPF é mesma de médicos de Itapetinga, avaliam que um surto de contágio pelo coronavirus no município poderia levar o sistema municipal de saúde ao caos. “Não temos respiradores suficientes, não temos leitos suficientes, nem se quer temos áreas apropriadas para um isolamento adequado. O resto é propaganda de político. Só existe um meio para impedir o contágio, que o isolamento social. Se existir acima de 50 pessoas infectados necessitando de atendimento emergencial nosso sistema satura” Afirmou médico sob anonimato.

Mas os alertas não param por aí, no sábado (11) o município registrou mais um caso positivo para o novo coronavírus. Seria, uma mulher, de 65 anos. Segundo site oficial da Prefeitura de Itapetinga, a paciente infectada teve contato com outro caso registrado. Ela encontra-se em isolamento domiciliar. O município já registra 03 casos confirmados, 01 óbito e 06 suspeitos, monitorados subiu 74 e 17 casos descartados.

Diante de tantos dados desfavoráveis, estará nas mãos do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), a decisão sobre a reabertura do comércio. Mesmo diante de promessas dos representantes dos empresários a CDL, cumprirem medidas restritivas, como distanciamento, disponibilidade de álcool gel para os clientes e funcionários, utilização de máscaras pelos empregados será obrigatório. Mesmas medidas restritivas fracassadas pelo comércio do Rio de Janeiro no curto período de reabertura.

Os números da evolução do coronavírus em Itapetinga pelo jeito não assusta as autoridades que tudo indica deve ceder à pressão dos empresários para reabertura do comércio na segunda-feira (13). Afinal, não serão os dos políticos e tão pouco dos patrões que estarão na reta. Mas sim, a dos empregados que estarão expostos ao contágio do novo vírus mortal.