Com 2º caso de coronavírus, Itapetinga vive dilema sobre reabertura do comércio

Com 2º caso de coronavírus, Itapetinga vive dilema sobre reabertura do comércio

Com novo caso positivo de coronavírus, reabertura do comércio para segunda (13), está ameaçada.

Com 2º caso de coronavírus, Itapetinga vive dilema sobre reabertura do comércio
Reunião do Gabinete de Crise de Itapetinga. Imagem extraída do site oficial da Prefeitura de Itapetinga

Após morte da jovem Rafaela, 28, pelo coronavírus, Itapetinga volta a registra mais um caso positivo para o novo vírus, desta vez é um homem de 54 anos, morador do município vindo de Salvador.

De acordo com site da Prefeitura de Itapetinga, o novo portador do vírus, estava na capital Salvador, ao retornar, começou a apresentar sintomas como febre, tosse e coriza. Ele se isolou em casa e entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica do município que seguiu o protocolo com consulta, orientação e monitoramento.

Segundo site oficial, o paciente continua em isolamento domiciliar e monitorado, mas não teve agravamento dos sintomas e passa bem. Outras duas pessoas que tiveram contato, como o novo portador do vírus estão em isolamento e sendo monitorados por agentes sanitários.

Diante do segundo caso, o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) deve enfrenta nova rodada de pressão por parte dos membros do CDL (Câmara Dirigentes Lojistas) de Itapetinga, que estão confiantes, na reabertura do comércio programada para próxima segunda-feira (13). A reabertura estava prevista para dia (6), com morte de Rafaela, o Gabinete de Crise’ decidiu prorrogar o prazo por mais uma semana.

O anuncio de mais um caso e aumento de novos suspeitos para o coronavírus, pegou a turma do comércio de surpresa, que aguardavam ansiosos com o retorno à normalidade. O afrouxamento nas restrições em Itapetinga, já recebia criticas e acusa o prefeito de beneficiar comerciantes e expor ao mesmo tempo, os comerciários que trabalham no centro comercial do município.

Pressão semelhante ocorreu com prefeito de Vitoria da Conquista, Herzen Gusmão, para agradar os empresários daquele município, o prefeito revogou decreto, e permitiu a reabertura do comércio. Após decisão pró-empresários, Henzen, sofreu um bombardeio de criticas de seguimento da sociedade conquistense. Para conseguir esse feito, que agradou a turma do CDL, o prefeito trocou três membros do ‘Comitê de Gestão de Crise’, e substitui por secretários municipais de sua confiança. Mas não teve jeito, as criticas, fizeram Henzen Gusmão recuar e o comércio voltou a fechar. Conquista registra 15 casos e dezenas de suspeitos do coronavírus.

Deste a morte da jovem Rafaela, o município vem cambaleando na fiscalização sanitária. No último domingo, foi denunciado através das redes sociais, aberturas de bares, além de realização de cultos em residências, desrespeitando as recomendações para isolamento social. A exposição de idosos nas ruas da cidade no fim de semana foi destaque em grupos de WhastApp.

Em dados atualizados, Itapetinga registra 2 casos confirmado para coronavírus, óbito (1); suspeitos (4); Monitorados (60) e testes descartados (10).

Agora está nas mão do prefeito Rodrigo Hagge, a canetada para reabertura do comércio ou não, em meia pandemia. Se decidir manter o comércio fechado será criticado por empresários. Se reabrir será bombardeado pela população. O prefeito terá que decider de onde vem a porrada com menos peso. 

Neste momento, o Brasil bate recorde sobre recorde de mortes a cada  24 horas, o que marca uma nova fase na epidemia. Daqui para a frente, o país deverá enfrentar uma forte escalada no número de vítimas da Covid-19. E Itapetinga não vai escapar. Infelizmente!