Generais dizem que não embarcam nas aventuras de Bolsonaro

Generais dizem que não embarcam nas aventuras de Bolsonaro

Recado dos generais a Bolsonaro é uma desautorização ao falar em nome das Forças Armadas.


Generais dizem que não embarcam nas aventuras de Bolsonaro
Ao lado de bandeiras dos EUA e Israel, presidente apoia novo ato antidemocrático com falas ameaçadoras contra Congresso Nacional e Judiciário.

Em mais um domingo de manifestação golpista em Brasília apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e seus familiares, com dose excessiva de arroubos autoritários em desafio as instituições brasileira. O presidente arrotou ameaças e tentou passar a seus seguidores fanáticos que as Forças Armadas estaria do seu lado no enfrentamento institucional.

As declarações de Bolsonaro, durante manifestação, foram interpretadas como um recado golpista e que teria a convivência dos militares. "Nós temos o povo ao nosso lado, nós temos as Forças Armadas ao lado do povo", disse Bolsonaro.

O disparar inédito de um mandatário do país ao elevar tom ameaçador, teve recado direto aos membros do STF (supremo Tribunal Federal). "Chegamos ao limite, não tem mais conversa", disse Bolsonaro. Nessas alturas os políticos não acreditavam que o presidente da republica teria sido capaz de desafiar a ordem democrática do país.

O som da voz ameaçadora do presidente Bolsonaro, chegou aos generais que disseram que não há qualquer possibilidade de Exército, Marinha e Aeronáutica embarcarem em uma aventura antidemocrática. O Ministério da Defesa afirmou que não comenta declarações do presidente da republica.

"Ele (presidente Bolsonaro) tem apoio popular, como demonstrado hoje. Mas as Forças Armadas são conscientes da sua missão constitucional", garantiu o general Maynard Santa Rosa, que até novembro era o responsável pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo federal. "O momento merece equilíbrio e reflexão, não precipitação". Afirmou o general ao Portal de noticias UOL.

Já o general Paulo Chagas, não vê nenhuma chance de golpe. "O presidente está enganado, está interpretando do jeito que ele quer. As Forças Armadas jamais vão entrar numa aventura. O povo está dividido, o Brasil quer que cada um faça sua parte de forma responsável".

O deputado General Peternelli (PSL-SP) diz ter certeza que as Forças Armadas não agirão fora da legalidade. "Trabalham sempre dentro das normas constitucionais", disse general Peternelli.

De acordo reportagem UOL, militares socaram ao verem que o presidente Bolsonaro havia aparecido na rampa do Planalto com as bandeiras de Israel e Estados Unidos no mesmo nível da bandeira brasileira. "Acho que um Estado soberano como o Brasil não tem motivo para atrelar a manifestação a bandeiras de outros países", opinaram.

Há duas semana, no ato antidemocrático frente ao QG do Exercito, que contou com presença de Bolsonaro, os generais havia transmitido ao presidente duro recado: "Servimos ao Estado brasileiro e não ao governo."

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, depois do ato antidemocrático frente ao Quartel-General, reafirmou o compromisso das Forças Armadas com a Constituição, “As Forças Armadas continua sendo nessas três décadas contínuas de estabilidade democrática, o mais longo período de normalidade sem interrupções em 131 anos de República.”.

O recado dos generais a Bolsonaro demonstra que o presidente vem mentido de forma incisiva para os brasileiros e seus fanáticos seguidores que vislumbram com a ideia da volta da ditadura militar no país. Tudo leva a crer, que a mentira faz parte do repertório do presidente há muito tempo, já que no episódio da interferência na Policia Federal, Moro, provou quem estava mentido era Bolsonaro.

Fanáticos seguidores bolsonaristas agridem jornalistas no ato antidemocrático.

Enquanto aos fanáticos bolsonaristas, esses precisam de uma camisa, não verde-amarelo das cores do Brasil, mas de uma branca de força com amarras específicas para pessoas com doenças mentais, depois de acovardada atitude da semana que passou com agressões a enfermeiros e jornalistas.

Enfermeiros são agredidos por bolsonaristas durante ato silencioso por isolamento social