Bolsonaro ignora independência da Bahia mas comemora dos EUA

Bolsonaro ignora independência da Bahia mas comemora dos EUA

Aos comemorar a independência dos EUA, Bolsonaro se quer menciona a da Bahia em 2 de Julho. 


Bolsonaro ignora independência da Bahia mas comemora dos EUA



Esta primeira semana de julho registra a data mais importante na consolidação da independência do Brasil. A Bahia foi último Estado a se libertar da coroa portuguesa, 10 meses depois do grito da Independência em 7 de setembro de 1822.  O simbolismo do 2 de Julho é o orgulho dos baianos na luta pela independência e liberdade. No Estado, é feriado, comemorado com saudações aos heróis mortos em batalha.

O surpreendente em toda essa importância patriótica e histórica, é o ignorar do presidente da republica Jair Bolsonaro, que se quer parabenizou os baianos pelo 2 de Julho, mas decidiu ir a residência do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, em Brasília, em um evento de comemoração de 244 anos da independência americana, celebrada em 4 de julho.

Este ano, o 2 Julho na Bahia não teve celebrações devido a pandemia da Covid-19, as festividades que tomam conta das ruas de Salvador ficaram para os próximos anos. Mas isso, não é motivo para um comandante da nação dá pouca ou nenhuma importância a data histórica para os brasileiros em especial os baianos.

De acordo com agenda oficial do presidente da republica, o 2 de Julho de Bolsonaro teve encontro pela manhã com o polêmico chanceler brasileiro Ernesto Araújo,  videoconferência com LVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Atarde com Deputado mineiro e com ministros da Justiça, Secretaria-Geral e Advocacia-Geral da União. E em nenhum momento o presidente fez saudação a data que selou a independência do Brasil.

Como ex-militar Bolsonaro, pode até ter perdido as lições disciplinares, já que foi expulso do Exercito pela porta do fundo do quartel por indisciplina, mas o ensinamento básico, o ‘patriotismo’, isso ninguém esquece.

Em rápida busca pelo site oficial do Governo Bolsonaro, nenhuma menção a data e sua relevância histórica. Em outros governos o 2 de Julho não passavam em branco por alguns ministérios, principalmente pelo Ministério da Defesa. Já o Exercito publicou relatos da batalha saudando o heroísmo de Maria Quitéria.


Admiração dos bolsonaristas pela bandeira norte americana na rampa do Palácio do Planalto, simbolo da republica brasileira.

A admiração do presidente Bolsonaro pela bandeira norte-americana ficou evidenciada em nos atos dominicais antidemocráticos realizados por seguidores fanáticos do presidente. Nessas manifestações, pessoas que se dizem patrióticos brasileiros conduziam a bandeira do EUA, como se se fosse sua pátria.

E uma dessas manifestações apoiadores do presidente levaram as bandeiras israelense e norte-americana à rampa do Palácio do Planalto, junto com a brasileira. A imagem enfureceu os militares que não gostaram da presença das bandeiras junto ao presidente do Brasil na rampa do Palácio do Planalto, um dos símbolos da República brasileira.


Presidente Jair Bolsonaro e generais do governo celebram independência norte-americana, na embaixada america em Brasília.

Mesmo sem as festividades do 2 Julho na Bahia, o presidente e sua ala de militares, demostraram enorme desrespeito para com a história do país. O que se viu na embaixada dos EUA em Brasília foram generais brasileiros e o presidente da republica bajular os americanos no seu dia da independência, ao enaltecer os heróis norte-americanos e ignorar os heróis brasileiros.