Para conter avanço da covid em Itapetinga, Prefeito decreta ‘toque de recolher’ da meia-noite às 5hs

Para conter avanço da covid em Itapetinga, Prefeito decreta ‘toque de recolher’ da meia-noite às 5hs

Prefeito Rodrigo Hagge banaliza 'toque de recolher' ao decretar recolhimento noturno a meia-noite.


Cidade de Itapetinga na Bahia enfrenta aumentos de casos da covid-19 nos últimos dias em meio a medidas modestas do prefeito Rodrigo Hagge (MDB).


A manchete desta publicação até parece típica de uma ‘fake news’, ao imaginar que um gestor municipal seria capaz de decretar uma medida restritiva de isolamento social na pandemia em horário esdrúxulo da meia-noite às 5hs da manhã do dia seguinte. Isso, diante números assustadores de mortes e pessoas infectadas diariamente em uma cidade de 76.147 habitantes, segundo estimativa do IBGE.

Com avanço do novo coronavírus em Itapetinga elevando números de pessoas infectadas diariamente. O prefeito Hagge, decide por um novo decreto municipal, que determina 14 dias entre 09 a 23 de agosto, 'toque de recolher' de horários das 0:00 às 5hs.

O novo recolhimento noturno, assinado no sábado (8), vira motivo de piada entre a população, que não vê sentido no horário estabelecido pelo prefeito de Itapetinga, já que meia-noite, geralmente a população está dormindo, e principalmente no inverno. "Se o propósito é isolamento e distanciamento social o horário de meia-noite já obriga as pessoas a se isolarem em suas camas, já que estão dormindo. Isso é maluquice". Questionou uma pessoa nas redes sociais. 

Desde que prefeito Hagge decidiu abandonar as medidas de combate a proliferação do novo coronavírus e tratar a população como apenas números na pandemia, Itapetinga vem registrando números drásticos a cada dia.

Para comprovar que nós cidadãos viramos meros dados em boletins epidemiológicos da Prefeitura Municipal, entre o ‘liberou geral’ do dia 01 até 08 de agosto, 129 pessoas contraíram a covid-19 e quatro cidadão perderam a vida neste curto intervalo. Mas com um detalhe, esses dados são reflexos do último ‘toque de recolhe’ da 21hs às 5hs. O município deve sentir os efeitos nos próximos dias do ‘liberou geral’ de bares cheios em fins de semana e a plena normalidade das atividades comerciais.

Do último ‘toque de recolhe’ que durou exatos 11 dias, em horários das 21hs a 5hs, Itapetinga registrou neste período 101 novos casos da covid, com 5 mortes entre os dias 20 a 31,tempo que durou o recolhimento noturno. Hoje (9), Dia dos País, Itapetinga registra 924 casos da covid e 30 óbitos.

Sábado (8), o Brasil ultrapassou a triste marca das 100 mil mortes pelo novo coronavírus. Incluídos nestes dados aterrorizantes, 30 cidadãos itapetinguenses que perderam a vida sofrendo em uma cama de UTI, sem o direito de uma presença familiar, para conforta-lo em seus últimos dias de vida. A dor fica para os familiares que não tiveram direto da despedida por temor de contraírem o vírus. Mas, mesmo assim, governante se acha no direito de dá pouca ou nenhuma importância para o sofrimento alheio. 

Essa é a Itapetinga na pandemia do novo coronavírus, onde as atenções do prefeito de Itapetinga estão voltadas para eleição municipal em 15 de novembro e não para crise sanitária que faz vítimas fatais. A única preocupação de Rodrigo Hagge neste exato momento é saber quem será o próximo idiota aparecer em uma postagem padronizada e compartilhada nas redes sociais ao lado de sua imagem com a hashtag “#sigocomele”. Definitivamente estamos a sós nesta pandemia. Se cuidem!