Saúde de Itapetinga só testa cidadão suspeito de Covid em caso de piora da doença

Saúde de Itapetinga só testa cidadão suspeito de Covid em caso de piora da doença

Sem testagem, cidadão com sintoma da Covid-19, é orientado pelo telefone a só ligar em caso de piora da doença.


Saúde de Itapetinga só testa cidadão suspeito de Covid em caso de piora da doença
Politica da Secretaria da Saúde de Itapetinga a pessoas com sintomas da Covid-19 é só em caso de evolução da doença.


No decorrer desta semana apoiadores do IDenuncias, percorram alguns bairros de Itapetinga e verificaram relatos de pessoas, familiares e amigos sobre descaso da Secretária de Saúde a cidadãos que apresentam sintomas da Covid-19, que ao ligar para uma espécie de “DisqueCovid” da Prefeitura recebem orientação da atendente, “só ligar novamente em caso de piora”.

Os relatos revelam que o monitoramento pelo telefone da equipe da saúde do município se limita ao telefone para pessoas que reclamam com sintomas da doença. Ao ligar à atendente fazem anotação dos endereços e orienta os cidadãos suspeitos a ficar em casa e só ligar novamente em caso de piora. Enquanto isso, o suspeito da Covid agoniza em sua casa com dúvidas se está ou não, com o vírus.

Entre os relatos, a pessoas suspeitas da Covid-19, que após passar o período febril e amenizar a tosse, volta para sua rotina normal, já que não foi testado para doença. Geralmente uma pessoa suspeita fica em isolamento até  o resultado ser positivo ou não. Irritados, com a falta de assistência das autoridades públicas do município, muitos vagam nas ruas da cidade sem a certeza que possa está infectando outras pessoas e recusam qualquer ligação futura da saúde do município.

Sem recurso financeiro para uma testagem particular, o cidadão fica a mercê da própria sorte, já que a Secretaria de Saúde de Itapetinga só envia uma equipe para testagem se houver uma evolução da doença e não preventivamente como é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta uma combinação de distanciamento social, testagem, rastreamento de contato e isolamento a pacientes suspeitos.

Os valores praticado no mercado para a testagem são em média a partir de 350,00 reais, para RT-PCR ; e partir de 260,00 para o exame sorológico. Preços, que obriga o cidadão pobre a passar seu período de enfermidade orientado por familiares que exatamente por agentes públicos municipais.

Além da testagem rápida que não serve para nada. Há duas categorias de exames existentes: os testes sorológicos, aqueles que detectam os anticorpos da doença por meio de avaliação do sangue do paciente, e o teste molecular chamado RT-PCR de alta sensibilidade com elevadas taxas de acerto e que detecta o vírus nos primeiros dias de infecção. A análise é feita após retirada de amostras do nariz e da garganta.

A politica adota pela Secretaria de Saúde, é o contrário de vários municípios que tem iniciativa de prevenção que esperar a evolução da doença para a testagem do paciente. Com tanta informações já disponíveis, os métodos da Saúde de Itapetinga pode ser considerada suicida. A evolução do quadro clinico de um paciente com Covid, geralmente leva a morte.

Disque Covid-19, divulgado pela Secretaria de Saúde de Itapetinga
     

A padronização no atendimento da Saúde do município culminado com a não testagem do suspeito da Covid contribui para o avanço desenfreado da doença, nos números assustadores oficiais, Itapetinga, hoje (16), registra 1082 casos, com 32 mortes. Imagine se esses suspeitos da Covid-19, fossem testados será que só estaríamos quase 1.100 casos? E se houvesse a testagem, morreriam tantos itapetinguenses?

É preciso que haja, uma investigação não política eleitoreira, mas, séria para averiguar queixas de cidadãos suspeito de Covid sobre o real tratamento dado das autoridades da saúde do município. Essas pessoas não estavam mentido já que os relatos eram idênticos de pessoas de diferentes bairros, sendo impossível uma combinação. O IDenuncias, decidiu por não citar as iniciais dos nomes desses cidadãos a pedido, já que nem eles saberiam que era para este site.