Com prorrogação do lockdown, Itapetinga terá comércio aberto até sexta e fecha no fim de semana

Com prorrogação do lockdown, Itapetinga terá comércio aberto até sexta e fecha no fim de semana

Novo Decreto, permitirá a reabertura do comércio em cidades do sudoeste baiano durante semana e fecha no final da semana.



Com prorrogação do lockdown, Itapetinga terá comércio aberto até sexta e fecha no fim de semana
Centro Comercial de Itapetinga-Bahia


O governador Rui Costa (PT) volta anunciar prorrogação do decreto estadual que restringe o funcionamento de atividades não essenciais na Bahia. Na decisão tomada com prefeitos, Rui justificou a medida diante eminente colapso do sistema de saúde com cerca de 300 pacientes aguardando por vagas de leitos para tratar a Covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTI). 

De acordo anuncio a imprensa, a medida restritiva, que terminaria às 5h da manhã desta quarta-feira (3), será estendida até o mesmo horário da próxima segunda (8). A partir das 17h da sexta-feira (5), voltará a valer a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas regiões que forem abrangidas pelo decreto.

Segundo Rui, a partir desta quarta-feira (3), cidades como Itapetinga, localizada no sudoeste baiano terão as atividades comerciais fechadas somente aos finais de semana e, portanto, fica autorizado a abertura do comércio até está sexta-feira (5).

A decisão pela prorrogação dos decretos envolveram o governo do estado e 200 prefeitos dos municípios baiano. “Segunda e terça nos reunimos com quase 200 municípios representando as regiões da Bahia. Detalhamos a situação de cada local com as medidas e o que podemos fazer conjuntamente. Com isso, vamos ajustando, detalhando, e, com certeza, vencendo esse vírus, e vencendo o crescimento da pandemia na Bahia e com a colaboração e absoluta convicção de toda a população”, disse o governador Rui Costa.

As cidades decidiram por unanimidade pela prorrogação do lockdown e toque de recolher. O governador esclareceu que houve consenso entre os prefeitos dos municípios do interior e da capital. De acordo com Rui, a medida é válida para todas as regiões do estado, assim como o fechamento do comércio em fim de semana. Com isto, fica proibida a permanência de pessoas nas ruas entre 20h e 5h, a exceção de casos em que haja comprovação de necessidade.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 114 óbitos, 3.397 casos de Covid-19. Dos 689.454 casos confirmados desde o início da pandemia, 658.229 já são considerados recuperados, 19.197 encontram-se ativos e 12.028 tiveram óbito confirmado.

Deixamos claro, que as informações é baseada em nota emitida a imprensa pelo governo do Estado. Até o momento não há publicação de novo decreto sobre as medidas restritivas e seu alcance, até o fechamento desta matéria.