Na busca pelo IDenuncias, vereadores tentam coagir servidores da Câmara de Itapetinga

Na busca pelo IDenuncias, vereadores tentam coagir servidores da Câmara de Itapetinga

Para descobrir que é o IDenuncias, vereadores acusam sem provas servidores de fazerem parte do site e querem coagi-los a revelar seus autores. 


Na busca pelo IDenuncias, vereadores tentam coagir servidores da Câmara de Itapetinga
Vereadores de Itapetinga acusam sem provas servidores da Câmara de Itapetinga de fazem parte de site de denuncias. 


Um grupo de verdores da Câmara Municipal de Itapetinga incomodados com as últimas publicações do IDenuncias  sobre a volta dos esquemas de assessoria parlamentar laranja para prática das rachadinhas. Investiram na terça-feira (6) contra servidores do Legislativo atribuindo a esses funcionários públicos serem autores do site de denuncias.

A iniciativa parlamentar para busca do IDenuncias que antes eram feitas de portas fechadas, desta vez não se limitou apenas a gabinetes e a trama para descobrir que são os responsáveis pelo site foram articulado nos corredores da Câmara de Vereadores. 

Abjeta reunião com a presença de assessores parlamentares, comissionados e os vereadores Eliomar Barreira/MDB (Tarugão), Antônio Carlos/Republicano (Tuca), Anderson da Nova (DEM), Aldelino Fonseca/MDB (Peto) e mais um ex-vereador, teria como objetivo pressionar os servidores a revelar que seria os autores por trás do IDenuncias. Para isso, o grupo de vereadores teria que disparar uma série de acusações contra os funcionários públicos da Casa, apontando nomes e fazendo acusações levianas, tudo pela busca dos responsáveis pelo site de denuncias.

Mas os planos do grupo de vereadores caíram por terra nesta quinta-feira (8), quando o 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Neto Ferraz (PSC), responsável pela administração interna da Casa, reagiu e levou a público na sessão plenária virtual a tentativa de coação e acusações contra os servidores público. 

Indignado com a trama, Neto Ferraz disparou sem citar nomes de parlamentares, pediu respeito para com os servidores, e que não iria admitir qualquer tentativa de vereador e ex-vereador a coagir servidores do Legislativo. Com informações dos vereadores presentes na reunião, Neto se dirigiu na sessão de forma indireta ao líder do prefeito no Legislativo, vereador Tarugão presente na trama contra os funcionários. Veja vídeo abaixo:

A participação do vereador Tarugão, nessa fatídica reunião surpreendeu toda equipe do IDenuncias, que desde inicio do escândalos dos laranjas para a prática das rachadinhas na Câmara de Itapetinga, foi um dos raros vereadores há não ter participação nos esquemas. De acordo com fontes, o parlamentar que tem 8 anos e quase 4 meses de mandado só trocou 1 vez de assessoria na função de vereador, e os dois assessores atuais estão com o parlamentar desde de sua primeira legislatura. 

O IDenuncias, chegou a cobrar explicação do vereador Tarugão sobre suas assessorias parlamentares no período que era presidente da Câmara, onde seus atuais assessores exercia cargos a disposição da Mesa Diretora. De acordo com informações da época, havia relatos que os comissionados de gabinetes do então presidente não prestavam serviços no Parlamento. 

Só para lembrar, o IDenuncias, surgiu na gestão da vereadora Naara Duarte (PSC), e focou todos os esforços em informações recentes da época, qualquer dados anterior a existência do site são relatos e não necessariamente precisas. 

A tentativa desastrada e patética dos vereadores na busca pelos autores do site de denuncias, dentro da Câmara de Vereadores, beirou o ridículo. Aos desavisados, o esquema de assessores laranja no Parlamento existe há décadas e é de conhecimento de grande parte dos políticos e ex-políticos do município. O que o IDenuncias revela é que os vereadores atuais continuam a prática ilegal de ratear os salários de assessores parlamentares ao usarem como laranjas. 

Esperamos que os servidores do Poder Legislativo tomem providências judiciais contra os vereadores que fizeram acusações sem provas e tramaram medidas de coação. 

Se não querem ser manchete no site. Então, senhores vereadores, parem com os esquemas. É simples assim!