A pizza que está sendo preparada por vereadores para salvar o prefeito Hagge

A pizza que está sendo preparada por vereadores para salvar o prefeito Hagge

Vereadores de Itapetinga planejam a derrubada das contas rejeitas do prefeito Rodrigo Hagge antes do recesso de julho.  

A pizza que está sendo preparada por vereadores para salvar o prefeito Hagge
Com ampla maioria de vereadores aliados na Câmara de Itapetinga, Prefeito Rodrigo Hagge (MDB), planeja ter suas contas rejeitadas pelo TCM, sendo derrubadas pelo Parlamento no fim do primeiro semestre deste ano. 


A expressão “tudo acaba em pizza” é muito usada para expressar a infelicidade com a política brasileira. Ela se popularizou durante a crise política de 90, para depor Fernando Collor de Mello. Hoje, é uma dura crítica ao vício nacional sobre a impunidade dos crimes políticos.

E tudo indica que na Câmara de Itapetinga começa exalar o cheiro forte de uma pizza tamanha família sendo preparada pelos vereadores da base aliada do prefeito Rodrigo Hagge (MDB). A pizza parlamentar recheada de malandragem e com rodelas apimentadas de “toma-la, dá cá”, que só não foi ao forno, ainda, por conta do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ter encontrado mais irregularidades nas contas públicas de Hagge.

Ansiosos para degustarem a primeira e gigantesca pizza “La Hagge” em toda história do Parlamento. Os vereadores de Itapetinga planejaram tirar o prefeito de Itapetinga da mira da lei da Ficha Limpa de poderia torna-lo ficha suja. Isso seria na sessão que antecederia o recesso parlamentar de 30 dias previsto para julho. Que para maioria dos vereadores seria a jogada perfeita, entrariam de férias e não receberiam pressão da sociedade por jogar a sujeirada para debaixo do tapete.

Mas a pizza de sabor ‘marmelada’ por enquanto desandou após o TCM obrigar o prefeito de Itapetinga a devolver R$ 322 mil e mais R$ 178 mil apagar de multas por irregularidades nas contas do prefeito Hagge.  

Com números mais que suficiente de vereadores para derrubar todos os pareceres técnicos do TCM, que segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que é exclusivamente da Câmara Municipal a competência para julgar as contas de gestão dos prefeitos, cabendo ao Tribunal de Contas auxiliar o Poder Legislativo municipal, emitindo parecer prévio e opinativo, que somente poderá ser derrubado por decisão de 2/3 dos vereadores. Hagge tem o controle de 12 vereadores em um Parlamento de 15.

Só que a derrubada do parecer do TCM pela Câmara de Itapetinga por rejeição das contas do prefeito, não impedirá que os Ministérios Públicos Estadual e Federal continuem a investigar os desvios de Hagge na Prefeitura. Os pedidos de investigações foram formulados pelo próprio TCM que viram indícios graves de suspeita de crime improbidade administrativa na gestão do prefeito Rodrigo Hagge.

E pelo jeito, a pizza “la Hagge” tamanha família que esta sendo preparada pelos vereadores aliados do prefeito, será de exclusividade dos parlamentares, e sua degustação pelo que tudo indica já tem data combinada, com ingredientes prá-la de vantajosos para os senhores “ardis” de Itapetinga.