Hagge começa a pagar barganha 2020 com doação de terrenos públicos a pastores

Hagge começa a pagar barganha 2020 com doação de terrenos públicos a pastores

Barganha: "apoio político por terrenos públicos" entre o prefeito de Itapetinga e pastores evangélicos chega á Câmara de Vereadores.

Hagge começa a pagar barganha 2020 com doação de terrenos públicos a pastores
Evento de Pastores evangélicos com o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge que selou apoio político a reeleição após barganhar flexibilização na pandemia em troca de voto. 


Em setembro 2020, ano de eleição municipal e de corrida para a reeleição do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), o IDenuncias, em publicação revelou [veja aqui] o ‘plano Hagge’ de doar uma série de terrenos públicos a pastores evangélicos para construção de Igrejas. O esquema fazia parte da barganha política “terreno público por apoio político”. O plano foi por água abaixo com a publicação e com alerta que a legislação eleitoral proíbe doação de terreno em ano eleitoral.

Mesmo com a lei eleitoral proibindo a prática, o prefeito Hagge sinalizou a pastores evangélicos a boa vontade em cumprir o acordo e enviou no ano passado os projetos de Leis para Câmara de Vereadores. 

Na manhã da terça-feira (18), o prefeito de Itapetinga retoma o esquema da barganha 2020 e envia três Projetos de Leis de doação terrenos públicos a pastores evangélicos alinhados a campanha eleitoral do emedebista no ano passado.

De acordo com sistema de apoio a Produção Legislativa (SAPL) do site oficial da Câmara Municipal de Itapetinga, registra desde 14 de maio 2021, o Poder Executivo encaminhou 3 projetos de leis de doação de terrenos [veja aqui] em áreas públicas destinadas as igrejas: Pentecostal Chamado de Deus, Jesus é a Porta da Salvação e a Ordem dos Ministros Evangélicos de Itapetinga (OMEI). Todos os membros dessas igrejas e associação mantiveram apoio aberto à candidatura do prefeito Hagge a reeleição.


Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge com pastores Evangelivos
Em em julho 2020, prefeito Rodrigo Hagge sela apoio com pastores evangélicos, que inclui flexibilização na pandemia doação de terrenos públicos.  


E pela movimentação dá terça-feira, nos bastidores do Legislativo Municipal, os vereadores tem pressa na aprovação. Sinalizando que nesta quarta-feira (19) poderia haver um pedido de dispensa de todos os prazos regimentais para submeter à plenário, Mas para isso, teria que contar com apoio dos 15 vereadores. Segundo o Regimento Interno da Casa, se houve uma única recusa no pedido de dispensa o tramite seguirá normal.

E é justamente essa possível normalidade na tramitação que preocupa os vereadores da base aliada do prefeito Hagge. Os Parlamentares da base veem risco da sociedade começar a questionar a entrega do patrimônio público do município a pastores evangélicos. Além do temor de questionamento por parte do Ministério Público de Itapetinga a manobra de doação de terrenos. Em vários municípios do país, casos de doação de terreno para construção de igrejas fora parar na justiça, com causas ganhas favoráveis aos municípios.