Mortes de grávidas na Bahia e Rio faz Anvisa suspender uso da vacina AstraZeneca

Mortes de grávidas na Bahia e Rio faz Anvisa suspender uso da vacina AstraZeneca

Após morte no Rio e relatos na Bahia de grávidas mortas pelo imunizante da AstraZeneca. Anvisa decide suspender a vacina a gestantes em todo país. 

Mortes de grávidas na Bahia e Rio faz Anvisa suspender uso da vacina AstraZeneca
Anvisa orienta suspensão de vacina da Astrazeneca/Fiocruz para grávidas.

Após relatos e confirmação de morte de gestantes na Bahia e Rio após tomarem as doses da vacina Oxford/AstraZeneca. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra covid-19 em mulheres gestantes em todo o país.

A orientação da agência é para que seja seguida a bula atual do medicamento da AstraZeneca, na qual não consta o uso em gestantes. De acordo com a nota, a decisão é fundamentada no "monitoramento constante de eventos adversos possivelmente causados pelas vacinas em uso no País."  

“O uso “off label” de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.” Alertou Anvisa em nota técnica.

Na Bahia, o relator de uma grávida que teria ido a óbito após ser imunizada com a vacina AstraZeneca ainda não foi conformado pela Secretária de Saúde da Bahia (Sesab), porém ganhou o noticiário nacional, conforme publicou a coluna Painel da Folha de S.Paulo

no Rio de Janeiro, o caso da gestante morta com o imunizante foi confirmando pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro que relatou o caso ao Ministério da Saúde. 

O Ministério da Saúde chegou a emitir nota recomendando a manutenção da vacinação em grávidas ao ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19, e apenas fez ressalvas a continuidade de aplicação das doses em grupo de gestantes com comorbidades".

Mas, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), discordou do Ministério da Saúde, que queria a manutenção da vacina AstraZeneca em grávidas. Porém os diretores da Anvisa decidiram por imediata suspensão do uso da vacina contra covid-19 em gestantes no Brasil por precaução.