Com 206 casos ativos, Itapetinga continua a divergir com a Sesab sobre dados da covid

Com 206 casos ativos, Itapetinga continua a divergir com a Sesab sobre dados da covid

Dados da Covid divulgados por Itapetinga tem diferença de 250% a mais de casos ativos do publicado pela Sesab. 

Com 206 casos ativos, Itapetinga continua a divergir com a Sesab sobre dados da covid
Dados da covid de Itapetinga publicados pela Prefeitura revelam números muito superior ao oficializado pela Saúde da Bahia.

Os números da Covid-19, não são nada animadores para uma cidade de pouco mais de 76 mil habitantes, como Itapetinga. Seja o divulgado pela Prefeitura de Itapetinga, seja o publicado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, a Sesab. Mas, ambos os dados revelam que a cidade atravessa um momento de alta na transmissão do vírus.

Itapetinga registra 144 casos ativos da Covid além do surto de gripe e dengue
Itapetinga registra 144 casos ativos da Covid além do surto de gripe e dengue (VEJA AQUI)

Os números da covid da quarta-feira (26) é o reflexo da bagunça nos dados divulgados pela Prefeitura do município e a Saúde do estado. Itapetinga divulgou através das redes social que na quarta, foram registrados 206 casos ativos, 6.287 casos confirmados acumulados e 159 óbitos. Já a Sesab, afirma que o município tem 88 casos ativos, 6.584 casos confirmados e 160 óbitos. 

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Itapetinga:

Boletim epidemiológico de Itapetinga divulgado na quarta-feira (26)
Boletim epidemiológico de Itapetinga divulgado na quarta-feira (26)

A disparidade entre os dados coloca Itapetinga com 297 casos acumulados a menos que o divulgado pela Sesab. Nos números de caso ativos, essa beira ao absurdo, quanto Itapetinga afirma ter 206 ativos, a Sesab diz que é apenas 88, uma diferença de 118 casos ativos a mais que publicado pelo Estado. No de mortes pela doença, o estado contradiz o município e confirma 160 óbitos, enquanto isso, Itapetinga segue afirmando que é 159. De acordo com a Sesab, existem 21 casos a serem validados pelo município, mesmo assim, os números estão longe de uma sintonia. 

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab):

Dados coronavírus divulgados pela Sesab da Bahia
Dados coronavírus divulgados pela Sesab da Bahia 

As confusões nos números da covid em Itapetinga nunca foram explicados pela Secretaria Municipal de Saúde, de dados enviados pelas autoridades do município que atualiza diariamente o sistema estadual epidemiológico de acompanhamento da evolução da doença no Estado. A divergência entre o publicado pela Prefeitura de Itapetinga e a Sesab dá a entender que existem dados oficiosos de Itapetinga e o oficial publicado pelo sistema de Saúde da Bahia e nacional do Ministério da Saúde.

Itapetinga volta a ter números preocupantes de casos ativos da Covid com média acima de 40 por dia
Itapetinga volta a ter números preocupantes de casos ativos da Covid com média acima de 40 por dia (VEJA AQUI)

No rank geral da Sesab de cidades com maior taxa de infecção, Itapetinga tem números confortáveis de baixa transmissão do coronavírus. Mas, se os dados do município, hoje, estivessem sendo transmitido como o divulgado pela saúde do município na redes sociais, a cidade estaria entre as 16 de maior transmissão da doença na Bahia.