Próximo de 300 casos ativos da Covid, Itapetinga pode ultrapassar pico de 501 infecções de março 2021 em fevereiro

Próximo de 300 casos ativos da Covid, Itapetinga pode ultrapassar pico de 501 infecções de março 2021 em fevereiro

Curva de casos ativos da covid em Itapetinga dá um salto e com tendência de ultrapassar pico de março/2021 com 501 pessoas infectadas no município.

Próximo de 300 casos ativos da Covid, Itapetinga pode ultrapassar pico de 501 infecções de março 2021 em fevereiro
Curva ascendente de caso da covid pode levar Itapetinga ultrapassar pico do ano passado sem medidas restritivas. 

O ritmo de contágio pela nova variante Ômicron em Itapetinga, que é responsável por 71% dos casos da covid-19 no município, em amostras coletadas em janeiro deste ano pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), deve atingir o mês de fevereiro pico semelhante a março de 2021, quando a cidades registrou 501 casos ativos da doença.

Boletim epidemiológico de Itapetinga de março do ano passado.
Boletim epidemiológico de Itapetinga de março do ano passado. 

A disseminação do vírus da Covid-19 segue acelerada em Itapetinga. No sábado (29), registrou 293 casos ativos e mais uma morte, no acumulado são 6.391 casos confirmados e 161 óbitos na cidade. 

Do total de 64 sequenciamentos concluídos nesta sexta-feira (28), pela Lacen, a Ômicron foi identificada em 46 amostras colhidas por 36 municípios, entre as cidades, Itapetinga que tem curva ascendente de casos pela variante.

Se nada for feito para conter o avanço do vírus, Itapetinga deve ultrapassar a marca registrada da terça-feira, 23 de março de 2021, quando a cidade atingiu o pico de mais de 500 casos ativos da covid. Vale lembrar, que naquele ano, havia serias medidas restritivas como obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento social, além de seguidos toque de recolher noturnos, que em período de alta internações de pacientes graves, tinha início do recolhimento forçado no período da tarde até o dia seguinte.

Boletim epidemiológico de Itapetinga de 28 de fevereiro 2022.
Boletim epidemiológico de Itapetinga de 28 de fevereiro 2022.

Com relaxamento nas medidas preventivas, parte da população de Itapetinga abandonou o uso da máscara e de medidas eficazes contra o vírus, como distanciamento social. A alta do contágio que o município vive, hoje, é reflexo das festividades de ano novo com aglomeração. 

Com 206 casos ativos, Itapetinga continua a divergir com a Sesab sobre dados da covid
Com 206 casos ativos, Itapetinga continua a divergir com a Sesab sobre dados da covid (VEJA AQUI)

O avanço da vacinação é retratada de forma equivocada nas ruas da cidade com cena de pessoas sem máscara, e já começa a superar o de pessoas que faz uso do assessório comprovadamente eficaz contra a disseminação do vírus da covid e as suas variantes. Parte da população de Itapetinga vem ignorando seguidos alertas que a vacina não é 100% de eficácia contra o vírus, mas mesmo assim, insistem na recusa de usar único assessórios que pode evitar a morte, a máscara.