Desinformação e ausência de ação da gestão Hagge emperra vacinação infantil em Itapetinga

Desinformação e ausência de ação da gestão Hagge emperra vacinação infantil em Itapetinga

Rede de desinformação desestimula vacinação infantil em Itapetinga que tem baixa aplicação de doses em comparação a outros municípios.

Desinformação e ausência de ação da gestão Hagge emperra vacinação infantil em Itapetinga
Itapetinga tem baixa vacinação infantil quando comparado à outros municípios vizinhos.

Há duas semanas o programa jornalístico da TV Sudoeste afiliada da Rede Globo, o ‘Bahia Meio-dia”, vem alertando sobre a baixa taxa de vacinação infantil em Itapetinga. Os números de fato são preocupantes quando comparada a cidade com outros municípios de população bem inferior.

A aplicação de vacinas contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos avança em ritmo lento em Itapetinga. Desinformação gerada por antivax, pessoas ignorantes que não acredita nos benefícios da imunização e problemas de planejamento do governo municipal que não é capaz de gerar uma campanha esclarecedora em prol do imunizante dificultam o avanço da campanha da vacinação infantil em todo município. 

No site de acompanhamento da cobertura vacinal contra Covid-19, conhecido como: vacinômetro da Bahia, do sábado (19), revela que dos estimados 7.928 crianças a serem imunizadas em Itapetinga, só foram aplicadas 950 doses, pouco menos de 12% do público alvo.

Os dados de Itapetinga deixam país e professores de ‘cabelos em pé’ em meio ao retorno as salas de aulas quando o esquema vacinal de outros munícipios vizinhos a Itapetinga apresentam avanço da cobertura vacinal infantil invejável. A cidade de Itambé é exemplo de dedicação e sucesso na vacinação infantil de um público alvo infantil estimado em 2.279, já foram vacinadas 816 crianças, que representa 36% do público alvo.

Outros munícipios também apresentam números superiores a Itapetinga, como as cidades: Itororó com estimativa de 2.057 crianças foram aplicadas 375, que representa pouco mais de 18%. Itaramtim: com 1.941 crianças foram aplicadas 250 dose, 13% do público alvo. Caatiba: 678 crianças com 159 doses aplicadas, 23% do público infantil. Macarani: 1.959 crianças estimadas, com 362 doses aplicadas, próximo de 19% do público de 5 a 11 anos. As autoridades de saúde da gestão Rodrigo Hagge (MDB), só comemoram quando os números de Iguaí são revelados. A cidade de 99,2 km de distância de Itapetinga fica atrás. Por lá, foram aplicadas 133 doses de um público infantil estimado em 2.786, pouco menos de 5% do público alvo.

Por trás da baixa vacinação infantil em Itapetinga há uma rede desinformação alimentada por até servidores públicos em cargos comissionados e efetivos alinhado a gestão Rodrigo Hagge, essa figuras desprezíveis em maioria seguidores do bolsonarismo, compartilham diariamente em grupos de WhastApp desinformação gerada pelos movimentos antivacina estão muito mais sofisticadas e as reações adversas raríssimas são um dos principais focos. Se no ano passado notícias falsas diziam que o imunizante injetaria um chip em você, hoje elas falam que a vacina pode causar miocardite ou mal súbito nas crianças. As falsas notícias desestimulam país a vacinarem seus filhos.

Pagos, mídia de Itapetinga limita publicações sobre Covid e ajuda na disparada do contágio
Pagos, mídia de Itapetinga limita publicações sobre Covid e ajuda na disparada do contágio (VEJA AQUI)

Uma reportagem da Folha de São Paulo deste domingo (20), expõem os erro dos país em não vacinarem seus filhos. De acordo com a publicação com dados do Ministério da Saúde revela que o número de crianças menores de 12 anos hospitalizadas com complicações da doença saltou de 284 em dezembro para 2.232 em janeiro. Uma escalada de 686%. Praticamente uma em cada dez internações por Covid na faixa de 0 a 11 anos no Brasil ocorreu em janeiro de 2022.