Eleição deve manter polarização de candidaturas a deputados estaduais em Itapetinga

Eleição deve manter polarização de candidaturas a deputados estaduais em Itapetinga

Novo confronto entre os deputados estaduais Rosemberg Pinto e Pedro Tavares deve marcar a eleição deste ano em Itapetinga com lulismo renovado.

Eleição deve manter polarização de candidaturas a deputados estaduais em Itapetinga
Na imagem: Deputados estaduais: Pedro Tavares (AB) e Rosemberg Pinto (PT).

A polarização de candidaturas de deputados estaduais em Itapetinga, sempre fez parte das eleições no município, seja opositor, seja governista, sempre houve uma disputa de igual para igual. E este ano, o extremo oposto não será diferente, porém, muito distante da política de confrontos de outrora, onde rixas internas levavam a brigas e insultos até entre familiares. 

No passado os grupos políticos de interesses as candidaturas a deputados estaduais faziam da eleição um palco de disputas acirradas de confronto para desperta o interesse do eleitorado do município, disputa essa, intensificada na histórica briga política de lideranças entre: José Otávio Vs Michel Hagge. Naquele período, ganhava que tivesse potencial de aglomeração e investimento de campanha no município. Em todos os confrontos o velho gabiraba se dava bem, devido sua massa de seguidores. 

Mas, o tempo passa e a política renova na estratégia de atrair eleitores. Hoje, medir força pela aglomeração não é mais um bom negocio, existem redes sociais para isso. Daí, a importância das plataformas sociais, que deve movimentar candidaturas na cidade. Dois candidatos já desperta os interesses dos eleitores de Itapetinga.

Entres os favoritos ao voto do eleitor de Itapetinga estão deputados estaduais: Rosemberg Pinto (PT) e Pedro Tavares (AB). O petista conta com a estrutura do estado como líder do governador na Assembleia Legislativa, e terá impulso renovado com favoritismo de Lula na Bahia e em Itapetinga. O deputado tem realizações de obras e serviços prestados no município enraizado em três eleições e ainda contará com estrutura financeira de campanha a seu favor o que possibilitará a renovação fácil para um quarto mandato.

Lulismo em Itapetinga desmonta classificação de 'cidade mais bolsonarista de todas' dita pelo prefeito Hagge
Lulismo em Itapetinga desmonta classificação de 'cidade mais bolsonarista de todas' dita pelo prefeito Hagge (VEJA AQUI)

Já a candidatura de Pedro Tavares, da fusão DEM/PSL, hoje, Aliança Brasil, patina na conquista da reeleição de deputado estadual, por duas razões, a primeira: ser opositor; a segunda: a fraca adesão de lideranças políticas de cidades do interior a sua candidatura. Após a queda do seu tutor político, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), por corrupção, Tavares anda órfão de apoio e estrutura em cidades. Sem os Vieiras, o deputado do Aliança Brasil, só conta com adesão mais expressiva do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), esse, terá duríssima missão de convencer o eleitorado da cidade que o deputado Pedro Tavares tem serviços prestados, mas não poderá dizer quais serviços são esses, já que não existem. O franco despenho de Tavares na Assembleia da Bahia, o leva para camada do baixo-clero no Legislativo baiano. Com tantos riscos a reeleição, precisará mais da injeção de ânimo do prefeito de Salvador Bruno Reis, por está aliado a ACM Neto (AB), que do prefeito de Itapetinga.

Em Itapetinga, o prefeito Rodrigo Hagge atualmente conta a seu favor a maquina municipal, no caso a Prefeitura, para movimenta a candidatura de Pedro Tavares, mas têm seus entraves, com seus aliados na Câmara Municipal. Os vereadores andam fretando candidaturas alheia a do prefeito, as razões são sempre as mesmas de eleições passadas, “dinheiro”. 

O fator monetário em eleições sempre falou alto em Itapetinga, o que geralmente leva a pulverização de votos abastecendo candidaturas desconhecidas por parte do eleitor do município. É dai, que mora o perigo do vexame eleitoral, o prefeito de Itapetinga terá que provar sua liderança na cidade transferido votos suficientes para o deputado Tavares chegar em primeiro lugar nas urnas de Itapetinga, se caso, perca para o petista Rosemberg Pinto, a sua liderança entra em declínio e refletira fortemente na eleição a prefeito de 2024.