Lulismo em Itapetinga desmonta classificação de 'cidade mais bolsonarista de todas' dita pelo prefeito Hagge

Lulismo em Itapetinga desmonta classificação de 'cidade mais bolsonarista de todas' dita pelo prefeito Hagge

Cenário político de Itapetinga muda com crescimento de Lula e declínio do bolsonarismo apoiado pelo prefeito Rodrigo Hagge.

Lulismo em Itapetinga desmonta classificação de cidade mais bolsonarista de todas dita pelo prefeito Hagge
Pesquisa internas a ponta vitória de Lula em 100% das cidades do Sudoeste baiano.

Os dois mais importantes institutos de pesquisas do País, o Datafolha e IPEC (ex-Ibope), encerraram os lavamentos de 2021, com a demonstração do poderio de voto ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em cenário quase idêntico que levaria o petista a vencer a eleição do ano que vem, já no primeiro turno. O reflexo do Lulismo nas pesquisas que contagia o Brasil chega com força no Nordeste, consolida na Bahia e começa a desmontar a estrutura bolsonarista criada pelo prefeito Rodrigo Hagge (MDB) em Itapetinga.

Apoiado pelo prefeito e vice de Itapetinga, grupos de empresários, pecuaristas servidores público e autônomos alimentam a ideia do bolsonarismo raiz na cidade com seguimento religioso evangélico. Com pautas conservadora, os seguidores do presidente Jair Bolsonaro (PL) defendem a bandeira da família, antigays, armas para todos, educação ideológica, entre outras, nega a ciência e são apaixonados por uma ditadura. Enfim, tudo que não presta, e é antidemocrático, eles defendem.

Diante de tantas aberrações, o bolsonarismo em decadência em Itapetinga sai do olhar público e se esconde nos bastidores, enquanto o Lula reconquista o coração do eleitorado do município com força, deixando o prefeito Hagge e sua classificação de “cidade mais bolsonarista de todas” na pegadinha dita pelo prefeito na chegada do presidente Jair Bolsonaro a Salvador em dezembro/2020.  

Na ocasião da visita do presidente da republica, o prefeito Rodrigo Hagge tentou ganhar holofotes da imprensa baiana ao classificar Itapetinga como a cidade de maior número de seguidores do presidente em toda a Bahia. Classificação, que tentou demonstra ao ministro da cidadania João Roman em visita a Itapetinga. Na recepção ao ministro a ausência dos tais seguidores do presidente, mingou, a ponto do ministro se quer publicar em rede social o roteiro que fez a cidade por decorrência das fortes chuvas que caem no sul, sudeste e extremo da Bahia.

E a maré bolsonarista de Itapetinga não está para peixe. O prefeito Hagge já percebe escapar do seu anzol parte do seu eleitorado gabiraba raiz que hoje, vislumbra com a ideia do retorno de Lula ao poder. Se estar ruim fisgar seguidores para o bolsonarismo, que dirá o vice-prefeito Renan Pereira (DEM), de entusiasta seguidor de Bolsonaro a clausurado com direito a voto de silêncio sobre o presidente.

Influência Lula estabiliza pré-candidatura de ACM Neto
Influência Lula estabiliza pré-candidatura de ACM Neto (VEJA AQUI)

O prefeito Rodrigo Hagge em roda de amigos e bajuladores vem evitando falar sobre Bolsonaro, e foca na campanha de ACM Neto (DEM) ao governo da Bahia. De acordo com pessoas próximas ao prefeito de Itapetinga, o gestor tenta descolar da imagem bolsonarista para não atrapalhar a campanha do ex-prefeito de Salvador no município. A base política de ACM Neto, já teme uma nova onda 13 com o forte crescimento de Lula na Bahia, segundo pesquisas internas aponta que o ex-presidente vence em todos municípios do Estado. Como no levantamento da Paraná Pesquisa que coloca ACM Neto com 54,8% contra 23,1% de Jaques Wagner (PT), mas, quando o nome de Wagner é associado a Lula, o petista baiano empata com ACM Neto.